top of page

PUBLICIDADE

Controle em épocas de falta de material!


Imagem: departamento de arte Jornal do Vidro


Na noite do dia 4 de novembro o Jornal do Vidro realizou a 24ª edição da sua live “No meio caminho”. O programa que traz conteúdos em alta no segmento vidreiro, teve como pauta “Controle em épocas de falta de material”. Para debater o assunto, os convidados foram o melhor professor do Brasil, Ricardo Câmara, da Central do Vidraceiro, o consultor comercial da empresa catarinense ECG sistemas, focada no setor vidreiro, Homero Luz, e além da executiva da Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras), Joana Santos.

A executiva iniciou sua participação com dados sobre a falta de material, e sobre isso, em Santa Catarina, 50,5% das indústrias não podem aumentar a produção devido à falta de matéria-prima. Câmara fala do controle de materiais que se perdem dentro da empresa: “É um problema muito grande. Se não cuidar na raiz, ele vai aumentando”. Ele ainda fala sobre a diversificação e a organização: “Se eu não estou organizando muito bem o meu produto hoje e eu começo a diversificar muito, eu vou me perder”. Já Homero fala sobre aliar a tecnologia e organização de materiais: “Com certeza a gente ter o controle do material através do sistema, isso vai otimizar o tempo, evitar desperdício, influenciar diretamente na saúde financeira da empresa”.

Sobre a resistência à tecnologia, o professor afirma: “Isso acontece bastante”, “Há uma resistência sim, não só a questão de organização, mas também de produtos novos”. O consultor concorda: “Desde quando eu entrei na ECG foi bem notável essa resistência a aderir tecnologias”, “A gente vem percebendo uma mudança no mercado, uma forma de pensar. Hoje, o pessoal está preocupado em ter o controle da empresa nas mãos”.


Sobre a importância da qualidade, Câmara ressalta: “Faz toda diferença quando você trabalha com produto de qualidade”, a falta de conhecimento faz com que a pessoa gaste mais dinheiro com um produto que não faz sentido para a situação, reforça. Para Homero, “Informações que estão faltando na empresa vão causar uma defasagem maior”, é onde um sistema ou uma ferramenta para o controle, vão ajudar, completa.

Sobre o crescimento de vidraceiros e serralheiros o professor afirma: “É uma constante”, "Eu como profissional tenho que entender quem são os meus concorrentes, completa. Luz afirma: “Buscar o controle. A partir do controle a gente vai buscar uma estratégia e ter uma ferramenta para isso é primordial”.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page