top of page

PUBLICIDADE

13 Dicas para quem trabalha com box de vidro

O que fazer para garantir um serviço de qualidade e fidelizar clientes?

A instalação de box de vidro é um serviço com grande demanda no segmento vidreiro, mas a oferta também é grande. Por esse motivo é preciso oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade, para conseguir clientes e indicações. Aqui estão algumas dicas que não podem ser esquecidas por quem trabalha com box de vidro.

Imagem: Vidro Impresso

O que diz a norma

1- A norma NBR 14207 diz que o box deve ser instalado com vidro de segurança, laminado ou temperado. Ao instalar o box de vidro, deve-se evitar que haja impactos ao abrir ou fechar a porta. A recomendação é que se utilize vidro temperado com espessura de no mínimo 8 mm.

2- Colocar proteção nas bordas do vidro evita que o material entre em contato com outro vidro e materiais. É recomendado pela norma utilizar proteção nos furos e recorte com calços feitos de materiais que não absorvam água e que não apodreçam.

3- O vidro deve ter a marca do fabricante e orientação da empresa responsável pela instalação do box. Colar um adesivo durável de maneira discreta para não poluir o visual do box de vidro é uma opção.

4- Se o chuveiro ficar do lado contrário à porta ou transpasse é exigido um mínimo de 50mm. Caso o transpasse tenha que ser menor que 50mm, deve-se utilizar um perfil de vedação.

5- Os fabricantes devem fazer testes de seus produtos em laboratório credenciado ao Inmetro. São feitos testes do box de vidro montado e dos componentes e ferragens utilizadas. Portanto, exija produtos apenas normatizados.

6- A porta dos box de abrir devem abrir apenas para o lado interno do box. Essa porta deve ser de fácil remoção e o cliente deve ser orientado sobre como remover esse vidro de forma correta e segura caso aconteça algum acidente.

7- Deve ser vedado os perfis na alvenaria, para isso utilize silicone de cura neutra. Para ter um melhor escoamento de água, faça drenos do lado interno do perfil guia inferior.

Película de segurança

8- Películas de segurança tem como função proteger os usuários em caso de acidente, podendo aumentar o valor ao projeto, desde que bem especificada. A norma de box de vidro não obriga o uso da película, mas caso o cliente queira para reter os cacos de vidro em caso de quebra, é importante lembrar que é necessário trocar a película porque ela tem validade. Não substituir a película pode causar um acidente maior do que se nem tivesse película. Para fazer a substituição é necessário desmontar o box e instalar novamente as ferragens para manter a integridade da película por toda a chapa de vidro.

Lista de ferramentas

9- Para um vidraceiro garantir um serviço eficaz é preciso estar equipado com todas as ferramentas necessárias. Para a própria segurança do profissional, é indispensável o uso dos EPI (equipamentos de proteção individual). Para a instalação do box de vidro é necessário ferramentas para uma medição precisa, chave philips e fenda, jogo de chaves allen em milímetros e polegadas, lima chata bastarda e murça, alicate universal, pop e de pressão, martelo normal e de borracha para diferentes necessidades, ferramentas de corte como estilete e arco serra, e equipamentos como furadeira de impacto, parafusadeira, máquina de furar sem martelete e serra meia esquadria.

Imagem: Vidro Impresso

Manutenção periódica e preventiva

10- É recomendável que se faça uma manutenção preventiva a cada 12 meses mesmo que o box não apresente qualquer tipo de problema ou irregularidade em seu funcionamento. Caso o box apresente qualquer irregularidade ou mau funcionamento, deve-se recomendar ao cliente interromper o uso imediatamente até que se faça a manutenção necessária.

Limpeza e conservação

11- O vidro temperado é forte, porém não é inquebrável. Por esse motivo deve-se ter cuidados básicos na hora da instalação, manutenção e limpeza são fundamentais para evitar acidentes. A limpeza do vidro deve ser feita com cuidado para não provocar arranhões e produtos específicos para vidro temperado, pano macio e água morna e limpa do próprio chuveiro. Não deve ser utilizados produtos com cloro ou abrasivos, pois podem provocar graves danos ao box de vidro.

O valor do seu preço

12- O preço cobrado do serviço, deve ser proporcional à qualidade do serviço que está oferecendo e suficiente para compensar seu investimento no conhecimento que precisou adquirir para executá-lo com excelência. Estar capacitado para oferecer um serviço de excelência, vai fidelizar seu cliente e valorizar seu trabalho. Invista em sua carreira e valorize o que o diferencia da concorrência.

De olho nas tendências

13- Há quase 50 anos o box de vidro está no mercado e seus modelos variaram ao passar dos anos. Hoje o mercado oferece uma variedade maior de modelos, ferragens, cores, materiais e variações de vidro. Para se destacar no mercado é necessário ter um diferencial e oferecer além de qualidade e variedade de modelos, o conhecimento das tendências que vão surgindo.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page