top of page

PUBLICIDADE

Qual a importância do vidro dentro da sustentabilidade na construção civil?


Imagem: Scott Webb - Sunsplash


Recentemente, foram divulgados dados de 2020 do USGBC (United States Green Building) sobre países com maior número de construções sustentáveis, no qual o Brasil aparece em 5º lugar em um ranking com 180 posições. Levando isso em consideração, a 26ª edição da Feicon, que é o único evento da América Latina que proporciona uma visão completa do mix dos setores da construção civil e arquitetura em um só lugar e que acontecerá entre os dias 29 de março a 1º de abril de 2022, no São Paulo Expo, terá temas relacionados a sustentabilidade na construção civil.


A gerente da Feicon, Lúcia Mourad destaca que há mais de 1.500 construções no Brasil que englobam questões como material de menor impacto ao meio ambiente, eficiência energética, entre outras, sendo que boa parte já foi certificada; “É um cenário positivo, sem dúvida, e que reflete maior preocupação de consumidores e empresas do setor”. “No caso dos consumidores, a grande quantidade de informações disponíveis e a maior facilidade de comunicação têm contribuído tanto para a disseminação das urgências ambientais quanto para o aumento do conhecimento sobre o impacto de cada segmento econômico, o que provoca mais questionamentos e decisões mais conscientes. Além disso, as gerações mais novas já nasceram em um cenário crítico de preocupação com impactos e recursos". O comportamento, claro, molda a atuação da indústria, que tem se movimentado para atender o novo perfil de consumo, destaca.



Quanto a preocupação com a sustentabilidade e a crescente preocupação, a gerente diz que é grande e que pode ser notada em diversos pontos. Ela cita, por exemplo, a atenção com o descarte de lâmpadas, ou então, as smart cities e os condomínios inteligentes, que englobam soluções para cada imóvel e para o coletivo, esses também são conceitos que vêm ganhando bastante espaço; “O primeiro ponto que devemos destacar em relação ao vidro é que ele é um material 100% reciclável. Além disso, já faz algum tempo que esse ganhou um valor muito maior que a estética nas obras, passando a ter características funcionais mais exploradas, como uso da luz natural para economia de energia ou o desempenho térmico como ponto de conforto nos projetos mais recentes.


Segundo Lúcia Mourad, a sustentabilidade faz parte da Feicon em diferentes frentes; “No evento presencial, no pavilhão, temos a Rota da Sustentabilidade, que destaca empresas com produtos e serviços considerados sustentáveis por um comitê especializado. O tema também avança com mais espaço na programação de conteúdo, palestras e apresentações de cases. No digital, buscamos inspirar ações e provocar o olhar estratégico com a ajuda de profissionais e empresas do setor. Assim, já realizamos webinar sobre construções sustentáveis, podcast com foco em materiais ecológicos e reciclagem nas obras, além de artigos com modelos que deram certo ao redor do mundo, tudo disponibilizado de forma gratuita aos profissionais do setor por meio do Feiconnect, a plataforma digital da Feicon”.


Ela ainda lembra a importância de seguir as normas de segurança (outra questão que pode estar presente na feira).

Tags:

Comments


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page