top of page

PUBLICIDADE

Proteção contra quedas coletivas, você conhece essas dicas?


Imagem: PKO Brasil


Você, vidraceiro e serralheiro, já realizou instalações nas alturas, certo? Pensando nisso, você sabe quais são as dicas para a proteção coletiva contra quedas?



O guarda-corpo deve ter duas travessas de proteção, rodapé e tela de segurança, respeitando as medidas da NR 18, com a estrutura bem presa à superfície. Poços de elevador e escada também não dispensam proteção coletiva. O centro da estrutura deve ser firme e forte para aguentar todo o peso, com esforço concentrado de 150Kgf/m. Essa proteção também aparece na hora de colocar as formas e na forma da laje de cima.


Para evitar acidentes, feche as aberturas do piso com assoalho ou sistema guarda corpo e rodapé. Se as passagens forem necessárias para transportar material e equipamento, proteja o local com guarda-corpo fixo e sistema de fechamento do tipo cancela.


Nas construções com mais de quatro pavimentos, a plataforma principal de proteção é indispensável. Ela deve ser montada ao redor da primeira laje ou, no mínimo, a um pé direito acima do nível do terreno.



Vale lembrar as seguintes orientações: proteja também o que está a sua volta, guarde cargas desnecessárias, e seguir as orientações de montagem e desmontagem corretamente são algumas das dicas.


Ainda há outras recomendações, para profissionais que atuam com mais frequência nas construções. Você conhecia ou lembrava dessas recomendações?


Tags:

Comments


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page