top of page

PUBLICIDADE

PROGRAMA DO GOVERNO PARA A RECICLAGEM DO VIDRO


Caco de vidro
Fonte: Arquivo Jornal Do Vidro

Para reverter os mais de 1 bilhão de garrafas de vidro que são descartadas em todo país, o governo federal criou uma iniciativa, por meio do decreto, o sistema nacional de logística reversa de embalagens de vidro, que faz parte da política nacional de resíduos sólidos.

Desde o início desse programa já foram mais de 300 mil toneladas de materiais reaproveitáveis. De acordo com o ministério do meio ambiente, a falta de regulamentação desses recursos levava as empresas a buscarem cacos no exterior, como por exemplo na Europa.


As ações estão sendo realizadas por iniciativa privada, então não custam aos cofres públicos. São feitas a partir da união de fabricantes, distribuidores e comerciantes, o que já é feito com o sistema de logística dos eletrônicos. A medida não só afeta a economia, mas também influencia diretamente o clima, por conta da diminuição da emissão de gás carbono, o que impacta na redução do efeito estufa e também demanda 40% a menos de energia.

A logística reversa do vidro foi implantada com o DECRETO Nº 10.936, DE 12 DE JANEIRO DE 2022 que complementa a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Os índices e informações do projeto podem ser encontrados no site Recicla+ (https://sinir.gov.br/).


As medidas impactam diretamente na saúde pública, já que os cacos de garrafas de vidro também são um dos principais responsáveis pelo acumulo de água parada, que pode ocasionar na proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor de varias doenças como a dengue e a Zika.

Comments


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page