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Por que oferecer mais produtos após ganhar um orçamento?


Imagem: arquivo Jornal do Vidro


Em vidraçarias e serralherias há diversas atividades essenciais, entre elas está o desenvolvimento do orçamento, que quando bem realizado, gera bons resultados nas negociações para sua empresa. Mas ao ganha-lo, você tem o costume de oferece mais produtos? Sabe a importância de adotar essa prática?


Entendendo a necessidade de saber mais, nossa redação questionou Jorge Menezes, mentor de negócios e especialista no segmento do vidro a respeito do assunto.


Menezes diz que a reposta é simples: quando o cliente faz a contratação de um serviço para uma obra, ele acredita que o vidraceiro ou serralheiro de esquadrias que está contratando é o profissional que tem todo o conhecimento do mercado e das novidades para dar diferentes opções, mais caras ou mais baratas.


Em muitos casos, o comprador tem pouco ou nenhum conhecimento de materiais, as vezes sendo orientado pelo arquiteto, que por sua vez, pede coisas que não há como realizar ou então soluções antigas.


E por isso, segundo o empresário, o profissional que está fazendo a venda precisa oferecer mais opções. Jorge aponta que é necessário ser criativo, saber as novidades do mercado indo em feiras, congressos, workshops, para estar por dentro de tudo no momento.


Ele ainda lembra que vidraceiros e serralheiros devem sair do combinado e ofertar mais de seus serviços não porque são mais caros, mas sim porque é melhor e mais adequado para o projeto do cliente.


Por fim, Menezes comenta que, as vezes, o consumidor está pedindo um material, um tipo de vidro, peça ou acessório que supera muito o grau de necessidade da obra dele. "Porque o profissional vai empurrar algo mais caro se ele sabe que tem uma opção tão boa quanto, mais barata e mais adequada ao projeto?", ele questiona, "o inverso também é verdadeiro e a decisão final deverá ser do cliente após ser devidamente orientado".

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