top of page

PUBLICIDADE

NOVO LIVRO SOBRE VIDRO PLANO EM EDIFICAÇÕES PARA O SETOR


O palestrante Fernando Westphal, Dr. Engenheiro civil com enfâse em Eficiência Energética, professor e pesquisador no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e consultor técnico da ABIVIDRO (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), nos apresentou algumas informações da publicação da versão impressa de seu livro "Vidro Plano para Edificações", veja um pouco do que ele tem a dizer para a redação do Jornal Do Vidro.


Inicialmente publicado em 2016 com o título "Manual Técnico do Vidro Plano para Edificações", tinha como ideia sistematizar informações essenciais da área, conteúdo. "Um e-book que apresentava de forma organizada os dados técnicos fornecidos pelos diferentes fabricantes de vidro do país. O objetivo principal era concentrar essas informações em uma publicação única e isenta de apelo comercial;" segundo Westphal.





Ganhou sua versão impressa este ano, publicada pela editora Oficina De Textos, com novo título: "Vidro Plano para Edificações". Na produção informativa constam desde textos sobre tipos de vidros e suas características, apresentando maiores detalhes sobre o uso de cada um deles, até imagens e infográficos explicativos.


"Os capítulos sobre desempenho térmico, lumínico e acústico foram inteiramente reescritos, trazendo valores de referência a partir da literatura internacional. Tomei o cuidado de enriquecer esses capítulos com tabelas de dados e gráficos comparativos de desempenho. O capítulo sobre segurança resume de forma prática e sem rodeios, com ilustrações claras, os requisitos exigidos na norma ABNT NBR 7199."


E Fernando conclui: "O capítulo de eficiência energética trata das peculiaridades do clima brasileiro que interferem na escolha por vidros de controle solar e traz exemplos de cálculos de economia de energia desenvolvidos por simulação computacional. Nos apêndices, a publicação traz uma tabela de propriedades ópticas de mais de 100 vidros de controle solar comercializados no Brasil e um exemplo de cálculo de espessura."


"Atualmente, não há uma referência bibliográfica nacional que trate do uso do vidro em edificações no Brasil. Esperamos, com esta obra, preencher esta lacuna, servindo de ponto de partida para o estudo sobre a aplicação do vidro na arquitetura, com foco em desempenho."

Comments


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page