top of page

PUBLICIDADE

Como são fabricados os espelhos?


Imagem: Jornal do Vidro/Mirror Asia


Seja em uma sala, quarto, banheiro, cozinha, tanto em paredes como nos móveis, os espelhos são encontrados em diversas situações. Porém, mesmo conhecendo as diversas vantagens que eles proporcionam, como amplitude de espaço, sofisticação, versatilidade e outros, você, vidraceiro e serralheiro, sabe como eles são fabricados?


Nossa redação fez pesquisas para trazer a você como é realizado o processo passo a passo, tendo como base: Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), Anavidro (Associação Nacional das Vidraçarias), Sempre Vidros e Revista Vidro Impresso e o canal do YouTube, Manual do Mundo.


Primeiro, vale lembrar que ele é produzido com um vidro plano (float), devido à necessidade da superfície lisa. Antes de tudo, é necessário limpar o vidro com água comum para tirar os resíduos que ficam, depois é usada água desmineralizada (livre de sais minerais) para uma limpeza mais profunda. Nesta etapa também é realizado o polimento. (Informações disponíveis nos sites da Anavidro e Sempre Vidros).


O primeiro passo para produzir o espelho é realizar uma microabrasão, ou seja, lixar, com o óxido de cério, sendo que um robô controla o procedimento.


O segundo passo é a lavagem: O primeiro produto químico usado nessa etapa é o cloreto de estanho, que serve para preparar o vidro para receber a prata, bem como o cloreto de paládio, que tem o mesmo objetivo.



Em seguida, um borrifador coloca o nitrato de prata (que promove o reflexo das imagens, visível por meio do vidro transparente e protegida pela tinta) em cima, sendo que o vidro entra transparente e sai já como espelho.


A etapa posterior é esquentar e esfria-la, assim tirando a água. A última é adicionar uma camada de tinta para proteger tudo isso.


Hoje existem dois processos de fabricação: o galvânico, que utiliza camadas metálicas de prata e cobre, juntamente com uma tinta protetora. O outro, é o copper-free: durante o processo, usam-se camadas metálicas de prata, agentes passivadores de ligamento e tinta protetora, porém sem o uso do cobre como protetor da prata.


A produção dos espelhos deve atender a norma ABNT NBR 14.696 – Espelhos de Prata.

1 Comment


Precisar de Estanho (Tin-Sn) Metal Patente Babbit ASTM-B23, Soldas, Ligas Baixa Fusão Bijuterias- 55 11 9 8666 3969

Like

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page