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Como fica o mercado do vidro e alumínio em 2022?


Imagem: Youtube Jornal do Vidro


Nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, o Jornal do Vidro realizou sua primeira live em 2022. O programa “Painel”, trouxe grandes nomes do mercado do vidro e alumínio de todo o país, para falar das expectativas do segmento. Apresentado por Rodrigo Sandim com Giuliano Alcântara no estúdio, a live teve início às 20h.



Antes do debate, foram apresentadas as principais notícias do mercado: o aumento no preço do vidro, de 8% a 16% ( de acordo com o produto), treinamentos do setor de esquadrias de alumínio organizados pela AFEAL ( Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), a reeleição do Presidente da ADIVIPAR ( Associação dos Distribuidores e Processadores de Vidros do Paraná), Lucas Bremm ( 2022-2023), as expectativas da construção civil para o ano, “O ano do Vidro”, alíquota do vidro float e impresso sobe 5% a partir de abril e o credencimento da Feicon aberto.


Bremm começou falando sobre o que a associação fará em 2022 “Nosso foco é a cadeia vidreira como um todo, treinamentos para engenheiros, arquitetos, vidraceiros. Treinar vidraceiros nas sedes dos nossos associados. Isso já estava nos planos há dois anos, acredito que esse ano vai sair”.


Ricardo Câmara fala das turmas de alunos lotadas “Hoje fazemos a programação para três meses, para depois ajustar. Acredito que o mercado está aquecido no Brasil todo”.


Joana Santos, executiva da ASCEVI ( Associação Catarinense das Empresas Vidreiras) segue a mesma linha, ressaltando que farão treinamentos e também vão estar em grandes eventos vidreiros.


Lucas Bremm como empresário vê com bons olhos “Acredito que será um ano positivo, turmas cheias, os profissionais do vidro e alumínio estão buscando mais conhecimento, assim, sua empresa se prepara melhor para o que pode vir, em diferentes pontos”.


Joana também vê com mais cautela "Hoje foi a primeira reunião da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e eu participei dela, com relação a pandemia estão mais seguros, apesar disso, a previsão é de 2% de crescimento”.



Em nome das associações, Lucas pede “Que a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro) e usinas que incentivem o mercado a crescer".


Para os participantes da live, 2022 é um ano positivo, porém é necessário se diferenciar, buscar tecnologias, inovação, estar capacitado ( vidraceiros e serralheiros do Ceará e de Brasília destacaram que a capacitação é defasada nas regiões), organização interna e gestão, seguir normas técnicas, agir para acontecer, outros segmentos como alavanca para o vidro e alumínio.


Para ver as falas na integra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=jeJfzdxWK5E .


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