top of page

PUBLICIDADE

Cobertura de vidro com alto desempenho acústico e desafios de especificação


Imagem: Habtissimo


Estamos perante uma situação em que um estabelecimento comercial numa zona residencial recebe reclamações constantes devido ao som alto de música, o pedido foi feito com elevado grau de urgência, o desafio deste estudo é encontrar uma solução acústica que mantenha a estética solicitada, tornando o ambiente confortável para quem está dentro e sanar a problemática do bairro. Após um minucioso estudo de campo e medições técnicas, foi definido que o isolamento necessário para a confecção do telhado será Rw50.



O maior desafio foi encontrar testes confiáveis, já realizados em vidros de alto desempenho, que garantissem a eficiência acústica necessária. Isso se mostrou uma dificuldade porque não foram encontrados dados suficientes e o prazo de execução foi extremamente curto.


Os testes acústicos foram iniciados utilizando equipamento Brüel & Kjær, sonômetro modelo 2270-S, Microfone Capacitivo 4189 e Pré-amplificador ZC-0032 em laboratório atendendo as recomendações da ISO 717-1:2013 Classificação de isolamento acústico em edifícios e de construção elementos - Parte 1: Isolamento de ruído aéreo, ISO 16283-1:2014 Acústica – Medição de campo de isolamento acústico em edifícios e de elementos de construção - Parte 1: Isolamento de ruído aéreo e Acústica ISO 3382- 2:2008 — Medição de parâmetros acústicos de ambiente — Parte 2: Tempo de reverberação em salas comuns atuais.



Durante os testes de laboratório foram necessários vários testes para atingir o resultado esperado, com os dados disponíveis no Brasil referente a perda de transmissão sonora dos vidros, calculamos uma especificação que teoricamente atenderia a necessidade, mas os resultados obtidos foram muito diferentes, exigindo algumas modificações além do vidro, até chegar ao produto final.

Comments


Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page