Imagem: Reportagem Jornal do Vidro
Após quatro anos a maior feira vidreira da América Latina, Glass South America foi realizada dos dias 29 junho ao dia 1° de julho, das 12h às 19h, e no dia 02 de julho, das 10h às 17h, no São Paulo Expo-SP. O evento reuniu mais de 16 mil pessoas que puderam ter contato com 130 expositores de vidros, máquinas, equipamentos, acessórios e ferragens que trazem soluções modernas e tecnológicas para o setor do vidro e alumínio em um espaço de 16 mil m2. Quem organiza a feira é a NürnbergMesse Brasil, uma das maiores promotoras de eventos do mundo, em parceria com a Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos).
O Head da NürnbergMesse Brasil Alexandre Brown ressaltou o grande reencontro do mercado: "Esse ano ela está cheia de inovação e cheia de supresas”. Ele reforçou a entrada chamativa com LEDs, além de destacar o entusiasmo dos expositores “Eles investiram e muito”. Na opinião de muitos visitantes a feira superou as expectativas.
Davi Aguiar Oliveira, gerente técnico da Atom Robótica, empresa catarinense especialista em robôs explicou sobre o robô que faz a manipulação de vidros, que evita quebras, mão de obra de esforço, otimizando tempo e espaço, sendo um projeto único no Brasil, com duas lapidadoras, dois robôs, com um layout compacto, no qual ele gira vidros dentro das lapidadoras aproveitando todo o espaçamento que existe, carregando o vidro dentro de um carrinho sem a necessidade de um operador”.
Valdir Rodrigues nos repassou que sua visão foi agradável “Muito equipamento, muita tecnologia, e a nova geração visitando a feira. Novidades nacionais”.
O diretor da Mettallfleck, Rogério Fleck, uma das empresas mais importantes do Brasil em ferragens, disse que o público gostou das atrações levadas pela empresa, sendo polímeros, braços roldanas, fecho concha, das linhas suprema e gold, por exemplo, entre outras tantas soluções.
A Cebrace a Cebrace, maior produtora de vidros float da América do Sul levou a feira o Glass Truck que tem uma fachada com diferentes tipos de vidros, e foi desenvolvido como uma ferramenta de educação e especificação do mercado vidreiro.
A Guardian Glass levou entre as novidades o espelho Âmbar que é uma alternativa mais sofisticada em relação ao bronze.”É um produto que tem diversas aplicações. Um produto totalmente diferente do mercado”, ressalta Heloisa Meister. Outra solução nova no Brasil é o vidro amigo dos pássaros “O vidro vem de fábrica junto com essas marquinhas, com efetividade de 75%. Já é uma solução que está aplicada junto com o vidro de controle solar”, diz Meister.
Outra marca que levou novas soluções foi a Parâmetro Equipamentos, fabricante de máquinas de lapidação levou uma biseladora retilínea, lapidadora de 8 rebolos, uma linha periférica que faz um filete de copo “Digita a espessura do vidro, e o ajuste é feito automaticamente”.
A Avant Glass levou a feira a modernidade e tecnologia em máquinas e equipamentos para beneficiamento do vidro “Sistema de automação que não precisa da atenção do operador”. “Essa máquina entrega o vidro e o espelho cortado no tamanho certo para ir para a têmpera".
A WVetro por sua vez levou como principal novidade destacou um sistema que está por vir para fabricantes de PVC.
O evento ainda contou com atrações como o Vidro em Ação, bem como o GPD, principal congresso vidreiro do mundo, atrações das quais teremos matérias ainda está semana.
Comments