A Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia da Rússia está na vanguarda da pesquisa de materiais inovadores, focando especialmente no desenvolvimento de ligas de alumínio de alto desempenho para aplicações críticas na indústria aeronáutica e automobilística. Recentemente, a equipe liderada por Torgom Akopyan alcançou um marco significativo ao criar uma liga de alumínio que rivaliza em resistência com o titânio, um feito impressionante após outros avanços notáveis na área, incluindo uma liga superforte que supera o aço inoxidável e até mesmo a criação de um alumínio que flutua na água.
O segredo por trás desse avanço reside em um método inovador de fortalecimento de materiais compostos à base de alumínio. A equipe de pesquisa optou por uma abordagem pioneira, utilizando dopantes como níquel e lantânio para resultados a resistência do alumínio fundido. Esta nova liga, denominada Al-Ni-La, combina as vantagens dos materiais compósitos e das ligas metálicas, apresentando uma notável combinação de flexibilidade, força e leveza.
Embora a maioria dos métodos atuais se concentre na incorporação de nanopós de reforço, o que pode ser caro e demorado, os cientistas russos adotaram uma abordagem diferente. Eles optaram por uma técnica de fusão, resultando em partículas de dopagem com diâmetro entre 30 a 70 nanômetros, distribuídas uniformemente na matriz de alumínio. Isso cria uma estrutura de reforço mais conveniente e confere ao composto uma resistência superior em comparação com métodos convencionais que utilizam pós.
Torgom Akopyan, líder da equipe de pesquisa, destacou que seu composto já demonstrou um desempenho superior em relação aos produtos concorrentes. No entanto, ele enfatizou a intenção de continuar a pesquisa, evoluindo para criar versões ainda mais avançadas, complexas e acessíveis dessas ligas de alumínio. O plano para o futuro inclui a utilização de alumínio de pureza técnica e componentes de liga mais econômica, tornando essas inovações mais acessíveis à indústria. Este avanço representa um passo significativo no desenvolvimento de materiais de engenharia de próxima geração com aplicações promissoras em setores críticos da indústria.
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