Imagem: arquivo Jornal do Vidro
São vários elementos que definem o desempenho de uma fachada: os perfis, seja ferro, madeira, aço, PVC e alumínio, os imãs, componentes, borracha, escovas. Porém, onde mais se erra é no vidro. Eu separei dois temas que achei interessante. Um é a ponte acústica, o outro está relacionado ao desempenho do vidro por facha de frequência.
As pessoas entendem que o vidro é um bom isolante acústico, mas ele depende muito da faixa de frequência. Tem fenômenos como a ressonância e frequência natural do vidro que fazem a diferença.
A ponte acústica é um dos principais cuidados que se deve ter ao instalar uma janela acústica. Nessa situação, ela deve estar desconectada da parede. Não sabe o que é esse fenômeno? Clique aqui para saber mais.
Você, vidraceiro e serralheiro, ao conectar isso a uma coluna, principalmente um pré-moldado que estiver unido ao chão e em ruas de paralelepípedo, todo o ruído vai subir, se transformando em ruído estrutural. Com essa situação, o vidro faz uma função semelhante a um alto-falante.
Se tiver uma coluna, sobretudo de concreto aparente ou uma estrutura metálica, muito cuidado. Você tem que desacoplar o vidro e o caixilho para que não tenha esse fenômeno de ponte acústica.
Comments