Imagem: Voyager en photos
Vidraceiro e serralheiro, você já imaginou contribuir de alguma forma para construir um espaço de 11,7 mil metros quadrados, no qual o vidro é um dos destaques do projeto? O espaço em questão é a Fondation Louis Vuitton de Paris, na França. Inaugurado em outubro de 2014, é dedicado à arte.
Para chegar ao resultado, desenhado pelo arquiteto canadense, Frank Gehry, e mais 100 engenheiros participaram do projeto. Na construção foram usadas laminas de vidro em formato de asas, feitas com 3.600 placas de vidro refletivo, além de 19 mil painéis de concreto.
O projeto inovador conta com, além do vidro, blocos brancos vestidos com painéis de concreto, reforçado com fibras, cercado por velas de vidro, apoiadas por vigas de madeira.
Durante o projeto, a fundação também contou com um modelo 3D digital, sendo adaptado as características do projeto, além de um software criado para o projeto.
O telhado do local conta com um sistema que usa e reaproveita a água da chuva, para melhorar o uso de energia (gerada pelo calor da terra), colaborando para que a fundação alcance a certificação HQE (Haute Qualité Environnementale), que padroniza construções ecológicas na França.
O local ainda conta com ambientes para alimentação, auditório com capacidade para 350 pessoas, além do bosque e cascata ao lado de fora.