top of page

PUBLICIDADE

Como são realizados os testes de classificação para vidros de segurança?


Imagem: AECweb


Você, vidraceiro e serralheiro, sabe que uma das oportunidades de venda em sua vidraçaria ou serralheria é quanto a negociação dos vidros de segurança, mas você sabe como são feitos os testes de segurança?

Relembrando o que vidraceiros e serralheiros já sabem, a norma NBR NM 293 define que vidros de segurança, como temperados ou laminados, são aqueles “cujo processo de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra”.

Para realizar esses procedimentos é usado um pêndulo (segurado com cabo de aço), indo de encontro a peça de vidro de 876mm de comprimento e 1.938mm de altura, colocada na vertical, em um sistema de fixação, com sua face voltada para o lado do impacto. O pêndulo de 50kg, formado por pneus e chumbo é lançado das alturas: 0,20m; 0,45m e 1,20m, que definem a classe de resistência, sendo 0,20 classe 3, e 1,20m a classe 1 (mais resistente).


Caso o vidro temperado quebre, os fragmentos devem ser recolhidos e pesados em um intervalo de 3 a 5 minutos, sendo que seu peso não pode ser maior que uma área de 6.500mm² do corpo de prova. Quanto aos laminados, os cortes e orifícios não podem permitir a passagem de uma esfera de aço de 76mm, ou uma força de 25N aplicada com a esfera. Os fragmentos soltos, devem ser pesados até três minutos após o impacto, não podendo ser maior que uma área de 10mil mm2 do corpo de prova. Além disso o maior pedaço solto deve ter a massa menor que uma área equivalente a 4.400mm² do vidro original.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page