Imagem: Abravidro
Instalações, vendas, negociações e fabricação são parte da rotina de vidraceiros e serralheiros. Você, que faz parte desse segmento, já deve saber que uma grande variedade de produtos para diversas instalações pode fazer a diferença em sua vidraçaria ou serralheria. Isso pode agregar mais em seu negócio, por isso é fundamental que você tenha mais de uma opção de vidros para oferecer diferentes benefícios ao seu cliente, além de agregar o portfólio de sua vidraçaria ou serralheria.
Um dos produtos que pode fazer a diferença é o vidro termoendurecido. Considerado um vidro resistente, mas não de segurança, seu processo é semelhante à fabricação de um vidro temperado. O principal ponto que diferencia os dois modelos é o fato do vidro termoendurecido ser fabricado com uma curva de resfriamento menor, ou seja, o nível de tensão na placa de vidro é menor.
Quando se quebra, seus fragmentos são grandes (comparados aos de vidro temperado). Duas vezes mais resistente que o vidro comum, ele aguenta mudanças de temperatura de até 120C°. Assim como o vidro temperado, após realizado o processo de tempera, ele não pode mais ser lapidado, cortado.
O processo de semitemperamento preserva a possibilidade da passagem de luminosidade do vidro comum, além de não provocar alterações nas características ópticas do vidro.
Apesar de resistente, o vidro não atende as orientações previstas na NBR 7199. Entretanto, ele pode ser usado com a laminação.