Imagem: departamento de arte Jornal do Vidro
Sabe-se que o setor do vidro tem várias atividades com objetivo de aprimorar o conhecimento de profissionais do setor, bem como oportunizar o contato entre trabalhadores vidreiros. Em 2020, os encontros virtuais, como lives ou webinars tem sido alternativas para empresas e trabalhadores do segmento continuarem conectados com as entidades representantes do setor, além de melhorar seus conhecimentos profissionais.
Uma das entidades responsáveis pelo setor é a Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), que busca o contato com o público realizando lives em seu Instagram, com temas relevantes para os profissionais do setor.
Outra associação que promove webinars com frequência é a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio). Em agosto entre os dias 17 a 28, com o objetivo de trabalhar conceitos de microestruturas de alumínio, além de análise microestrutural e efeito delas sobre propriedades e processamento do alumínio e suas ligas. Além desta, estão previstas outras atividades até o final do mês de novembro, com enfoque em assuntos sobre alumínio.
A Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras) também é outra que aposta nas lives para manter-se próxima aos vidraceiros e serralheiros. Com a “Live Glass”, a Associação traz novidades e assuntos importantes para o segmento.
O Sindividros do RS (Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana do Rio Grande do Sul) promove no dia 12 de setembro um curso sobre a comunicação não violenta no ambiente corporativo. O curso do Qualividros acontece na plataforma Zoom e tem como objetivo apresentar caminhos para a melhor comunicação nesses ambientes, baseados na escuta empática e no reconhecimento de sentimentos e necessidades. Aos interessados, as inscrições devem ser realizadas no site do Sindividros.