top of page

PUBLICIDADE

Palácio de Cristal e a influência no setor do vidro


Imagem: Crystal Palace

Vidraceiro e serralheiro, você já deve saber que o vidro é fundamental não somente em residências ou comércios, mas também em projetos culturais. Um dos lugares em que o vidro se destacava foi o Crystal Palace, em Londres. Ele foi construído no Hyde Park, em 1851, para sediar a exposição universal do mesmo ano e, posteriormente, finalizado no parque Sidenham Hill. O Palácio planejado por Joseph Paxton foi feito de ferro fundido e vidro.

O projeto do século XIX era considerado inovador. O acabamento do vidro foi feito por meio da técnica bisotê que consiste em trabalhar as bordas da peça e chanfra-las em angulação, o que pode tornar o espaço mais elegante, contribuindo assim para o design.

O uso do vidro no palácio marca uma nova era no setor, passando a ser usado como elemento para compor o design e estrutura de construções.


Em 2013, o ZhongRong Group revelou em reportagem à BBC que há um objetivo de reconstruir o local que após sofrer um incêndio em 1936 foi destruído.

O Brasil também possui ambientes culturais ou turísticos com grande proporção de vidro. Uma delas é o Palácio de Cristal na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, encomendada por Conde d’ Eu para abrigar flores e pássaros, hoje usada para exposições.

Outro ponto turístico no brasileiro com grande uso de vidro é o Jardim Botânico, na cidade de Curitiba, Paraná. Inaugurado em 1991, o local lembra os jardins franceses, tendo flores e estufas metálicas entre seus atrativos.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page