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Vidraceiro e serralheiro, você sabe como adaptar-se ao atendimento digital?


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

O Jornal do Vidro continua a série de entrevistas relevantes para entender o que acontece com o mercado vidreiro. Dessa vez vamos falar sobre tecnologia e o convidado de hoje é um dos fundadores da empresa Sym Tecnologia, Júlio dos Reis.

Jornal do Vidro- Em uma vidraçaria, uma serralheria, uma têmpera, uma distribuidora de perfil, uma fábrica de acessório, ou uma distribuidora de vidro, como essa ferramenta pode ser usada?

Júlio - Esse sistema tem algumas funcionalidades, nesse caso o que funcionaria muito bem seria o chatbot que é um robô para algumas situações que seu cliente tem, vou dar um exemplo: teu cliente quer saber sobre seu catálogo de produtos por exemplo, você pode deixar seu catálogo de produtos automaticamente para ele. Vou dar outro exemplo: você é uma vidraçaria e trabalha sozinho, e naquele momento você está atendendo um cliente, montando um box provavelmente nesse momento seu celular vai tocar, se você tiver o bot, você não precisa atender o cliente diretamente, o próprio bot pede as informações, para quando você não perder o contato do cliente.

Jornal do Vidro- Então qualquer profissional da indústria vidreira consegue fazer um atendimento sem colocar a mão no telefone?

Júlio- Existe vários modos de automação, pode ser algo mais simples, quando o cliente deixa a informação do que ele precisa, ou por exemplo uma possibilidade maior, que pode ser uma integração de um sistema com outro, e buscar se um produto que o cliente deseja, está no estoque. Existe uma situação importante para as pessoas entenderem: A automatização de forma alguma a gente acha que ela substitui o atendimento humano, isso é uma dúvida que as pessoas têm "será que meu cliente vai se adaptar a isso?". O profissional não vai perder a oportunidade de conversar com o cliente, a autorização complementa sua capacidade de atendimento, com isso ninguém fica sem resposta, mas quem fecha a venda é você.

Jornal do Vidro- Na sua opinião, qual a importância de se adaptar digitalmente, depois que todo mundo ficou em casa? E o que as empresas podem fazer usando o bot para atender esse pessoal que está em casa?

Júlio- Pensar na tecnologia agora se tornou mais importante, porque isso traz o cliente até você, diversas tecnologias podem ser usadas, e aqui estamos reforçando algo que o cliente já é acostumado a usar, então há a possibilidade disso que ele já usa, fazer essa ponte até seu negócio. A grande sacada, daqui para a frente, é a adaptação as mudanças que vão ocorrer, e a tecnologia é uma forma de melhorar esse processo.

Imagem: Entrevista Jornal do Vidro - Júlio dos Reis

Jornal do Vidro- Uma coisa que está acontecendo é que uma boa faixa da população economicamente ativa não vai poder sair, esse pessoal não tem outra alternativa a não ser usar esses meios disponíveis.

Júlio- As pessoas vão ter que usar tecnologias acessíveis a elas, então se você encontra caminhos de usar a tecnologia adaptada a realidade dos clientes que você tem, você está um passo a frente daqueles que não fazem isso.

Jornal do Vidro – O sistema que a Sym desenvolveu, não é diferente do que já existe, só que de um modo organizado?

Júlio- O sistema é usado com as restrições que o aplicativo impõe, seguindo todas normas e leis do mercado, o sistema oferece também um chat com uma tela de conversa e interação entre as pessoas. O sistema de automação também ajuda você com informações que podem melhorar seu atendimento, como o tempo que o cliente demora para ser atendido.

Jornal do Vidro - O que você acha importante falar ao público sobre o que vai acontecer nos próximos dias?

Júlio - Acho que não podemos perder o otimismo, acreditar naquilo que fazemos e melhorar o que já era feito, usando o que temos disponível e a tecnologia é uma delas, eu deixaria isso como uma reflexão, o mundo não acabou, estamos nos adaptando.

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