top of page

PUBLICIDADE

Pode faltar dinheiro para financiamento de obras


Imagem: Glass Esquadria

Preocupado com uma queda ainda maior do que o previsto para 2020 no setor da construção civil, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria Civil (CBIC), José Carlos Martins, informou ao portal Brodcast.com.br que o governo prometeu para a próxima semana algumas medidas para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavirus. Entre essas medidas está o uso de 100% dos recursos do FGTS para o financiamento de casas no Minha Casa, Minha Vida e a ativação de obras públicas que estão paradas.

Segundo o presidente Martins, o Banco Central determina que a liberação dos recursos só pode ser feita após o retorno dos registros. "É uma medida muito simples. Hoje, quando se vende um apartamento se assina o contrato, mas o banco só libera o dinheiro depois que o registro no cartório volta" afirmou. E apesar do governo estar sensibilizado para o problema do setor, ainda não anunciou nenhuma medida para a construção civil. Em uma reunião online com representantes da Caixa e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o governo garantiu o pagamento das obras que já foram contratadas.

Imagem: Capital Glass Vidraçaria

Para Martins, a garantia do pagamento das obras é importante na crise para não deflagrar o círculo vicioso. "Nosso produto tem a característica diferente, já está contratado. Não tem que vender o sapato, ele já está vendido", afirmou o presidente.

Sabemos que a construção civil não parou durante a crise e precisa manter o trabalho onde há permissão. Segundo Martins, as empresas precisam continuar seguindo as recomendações básicas de saúde, ampliando os turnos para evitar aglomerações no transporte público e em refeitórios.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page