top of page

PUBLICIDADE

Covid-19 e as medidas tomadas no sul do Brasil- Boletim das 15h


Imagem: Jornal do Vidro

Desde janeiro, o principal tema discutido pela sociedade é a respeito do Coronavírus. Hoje, muitos países já têm casos registrados da doença, que gerou mais de 22.000 mil mortes em todo o mundo. Aqui no Brasil, são 2.611 casos confirmados, com 63 mortes, sendo que delas, 48 são em São Paulo,quase 3.600 com suspeita. No estado do Paraná, já são 97 casos confirmados.

E as medidas?

Nossa equipe buscou informações sobre as medidas que estão sendo usadas nos estados do sul do Brasil (PR, SC e RS). No estado do Paraná por exemplo, muitas iniciativas vem sendo realizadas para combater o vírus, a área da saúde é a que mais sofre intervenções neste período conturbado. Para tentar diminuir os avanços da doença, o governo do estado do estado disponibiliza 400 milhões de reais para 300 mil famílias por cinco meses, além das companhias de energia elétrica e água (Copel e Sanepar), também criarem novas medidas de cobrança.

A área da saúde tem sido ajudando muito na parte finaceira, sendo que como ponto de partida, as dividas com a União foram suspensas por 180 dias, gerando uma renda de 53 milhões de reais, que será direcionada para o combate ao coronavírus.

Ainda sobre o auxilio financeiro, a Assembléia Legislativa disponibiliza cerca de 37,7 milhões de reais, o Ministério Público do Trabalho 6,5 milhões de reais, o Tribunal de Justiça do Paraná 50 milhões de reais e o Tribunal de Contas 15 milhões de reais. Aviões do governo ajudam nas entregas de resultados de exames da doença, e sobre a prevenção, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), está disponibilizando álcool gel 70%.

No estado de Santa Catarina, somente serviços essenciais estão abertos: Farmácias, Hospitais, Supermercados, Postos de Gasolina, Funerárias, Distribuidoras de água e Gás, Distribuidoras de Energia, Clinicas Veterinárias, Coletas de Lixo e outros serviços básicos para população.

A secretaria do estado orienta para prevenção que os pacientes com sintomas não vão a um hospital, mas sim em uma unidade de saúde, em caso de dúvidas as pessoas devem ligar no 136, somente serão encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento ou Hospitais os casos considerados mais graves, pacientes do grupo de risco devem evitar locais com aglomeração de pessoas e não esquecer dos modos de higiene.

No Rio Grande do Sul, o plano de prevenção contra o Covid-19 começou a ser debatido no inicio do mês de fevereiro, após os primeiros casos e a declaração de Pandemia, o governador do estado Eduardo Leite, junto ao secretariado propôs medidas provisórias no dia 13 de março.

Entre as medidas usadas pelo governo para tentar combater o vírus, está o cancelamento de viagens, eventos com aglomeração,suspensão de aulas, e recomendou que as escolas e instituições privadas tomassem as mesmas medidas. O jornal do vidro está acompanhando as novas atualizações do novo Coronavírus e trazendo as informações ao seu público da melhor maneira possível

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page