top of page

PUBLICIDADE

COMÉRCIO DO VIDRO E ALUMÍNIO VAI PARAR POR CONTA DO CORONA VÍRUS?

XU XINCHEN REPORTER DA CGTN-CHINA EM UM DOS HOSPITAIS CONSTRUÍDOS EM WUHAN

Cidades isoladas, comércio fechado, presos liberados:

veja medidas contra o coronavírus adotadas por outros países China, Itália, Irã e Coreia do Sul estão entre os mais afetados pela pandemia; Brasil não promoveu ações em larga escala. Covid-19 é leve na maior parte das vezes, mas se espalha muito rapidamente e pode levar ao colapso o sistema de saúde de um país.

IMAGEM: UOL

Em Pioltello, perto de Milão, na Itália, pessoas usam máscara para ir ao supermercado em meio a quarentena imposta em toda a Itália para frear o coronavírus — Foto: Reuters/Flavio Lo Scalzo O surto mundial de coronavírus – classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta quarta-feira (12) – fez governos de outros países tomarem algumas das medidas mais radicais já vistas em tempos recentes para conter a disseminação de uma doença. No mundo todo, a Covid-19 já matou mais de 4,5 mil pessoas. • Na China, cidades inteiras ficaram isoladas e houve interrupção total do transporte público. • Na Itália, serviços considerados não essenciais, como lojas e bares, foram suspensos em todo o país. • No Irã, mais de 70 mil presos foram temporariamente soltos depois da confirmação de infecções entre detentos. • A Coreia do Sul incentivou ativamente empresas a adotar o trabalho remoto (home office). • Os Estados Unidos proibiram a chegada de pessoas vindas da Europa caso elas não tenham residência no país. • A França anunciou fechamento de escolas e universidades. Especialistas explicam que, num cenário como esse, ações extremas são justificáveis. O principal objetivo, segundo eles, é controlar a velocidade com que o vírus se espalha. Em um relatório divulgado nesta terça-feira (10) sobre a situação da pandemia, a OMS defendeu que "a restrição de deslocamento das pessoas deve ser proporcional ao risco à saúde pública, de curta duração e periodicamente revisada ao passo em que mais informações sobre o vírus, a epidemiologia da doença e características clínicas se tornam disponíveis". A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é leve na maior parte das vezes, mas se espalha muito rapidamente. Dessa forma, o número de casos graves da doença, ainda que limitado, é capaz de levar ao colapso o sistema de saúde de um país. "A gente não classifica a Itália como um país cujo sistema de saúde é frágil", afirma Margaret Harris, porta-voz da OMS. "E, no entanto, o sistema de saúde deles foi sobrecarregado. Isso mostra como que mesmo um bom sistema de saúde pode ser sobrecarregado rapidamente." Especialistas apontam para a importância de se adotar medidas para que a doença se alastre com menor velocidade, uma vez que leitos de UTI e equipamentos básicos, como respiradores artificiais, são limitados. No Twitter, foi criada uma campanha batizada de #FlattenTheCurve (algo como "achatar a curva"), em referência ao gráfico que mostra a disseminação da doença (veja abaixo).

IMAGEM: BBC DE LONDRES

Gráfico elaborado pelo cientista Drew Harris mostra como medidas de prevenção podem retardar o contágio da Covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde .

fonte: Bem Estar - G1

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page