top of page

PUBLICIDADE

Você vidraceiro faz corretamente a vedação do vidro?


Imagem: Arquivo Jornal do Vidro

Como você já sabe, a vedação é um processo muito importe na hora da instalação de janelas, portas e fachadas de vidro, porque quando feito da maneira correta impede a passagem de água e ou/ poeira. Apesar de fazer parte do cotidiano de muitos vidreiros, ainda existe a dúvida sobre qual é a melhor forma e o material correto para isso, por isso trouxemos instruções que com certeza irão te ajudar, confira!

Primeiramente, é essencial verificar se os vãos, as esquadrias e as ferragens que você está usando está de acordo com as características e medidas do vidro. Se a instalação em questão for uma porta de vidro com grandes dimensões, é preciso de uma vedação com dobradiças especiais, pois elas irão manter a porta firme e sem ceder.

A limpeza do vidro antes da vedação também é muito importante, mas muitas vezes é esquecida! É preciso que toda a área onde o material de vedação será aplicado passe por uma limpeza absoluta e esteja completamente seca, mas se deve evitar o uso de produtos abrasivos ou ácidos, tanto antes quando depois da instalação, visto que podem danificar a vedação.

Um detalhe que vale ser reforçado é a distância entre a vedação e o vidro: é natural que o vidro, as ferragens e seus componentes se expandam e se movimentem dependendo da variação de temperatura do ambiente, por isso é recomendado no mínimo 5 mm de folga entre a vedação e o vidro.

Agora que você já se lembrou de algumas recomendações importantes, podemos falar sobre as possibilidades de vedações mais usadas. Existe um material ideal ou não? Você conhece os diferentes tipos de vedações disponíveis no mercado? Se ficou curioso, continue lendo a baixo!

Vedação de silicone

Quando se opta pela vedação de silicone, é preciso se atentar ao tipo de vidro. Quando se trata de vidro laminado aplicado com materiais como ferro, PVC ou madeira, é ideal o silicone neutro. Já no caso do vidro monolítico instalado com alumínio, o correto é o silicone acético.

Vedação com escova

O mais indicado quando a forma de vedação é a escova ou fita vedadora, é aplica-la de forma contínua tanto na parte móvel, quando na parte fixa do caixilho. Além disso, a fita precisa ter, no mínimo, a densidade 3P que significa o número de camadas de fios.

Vedação com borracha

É muito importante se lembrar dos tipos de borracha, já que não são todas que podem ser usadas para vedação. A borracha de monômero etileno propileno (EDPM) e a de silicone são as únicas possíveis nesse caso. Ao contrário dos outros tipos de vedação, não se pode deixar espaço entre o vidro e o caixilho quando o material utilizado foi a borracha.

Independente do material utilizado, é preciso seguir à risca os cuidados e recomendações apresentados a cima para garantir uma boa vedação ao cliente.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page