top of page

PUBLICIDADE

Você sabe como funciona a transformação do vidro em espelho?


Imagem: glassmanufacturerchina

Você vidraceiro que sempre faz instalações de espelhos, sabe como funciona o seu processo de fabricação e como o vidro comum é transformado em espelho? Se a resposta for não, continue aqui para sanar essa curiosidade!

O espelho é nada mais, nada menos, que o resultado de uma chapa de vidro que passa por uma série de reações químicas. A matéria-prima mais utilizada durante o processo é a prata metálica, responsável pela alta qualidade de reflexão, mas cada fabricante possui um processo de produção e a qualidade da reflexão depende da matéria-prima que for utilizada. A prata, junto com o alumínio, resulta em torno de 80% de reflexão, enquanto o cromo, por exemplo, oferece uma reflexão mais baixa, de aproximadamente 60%.

Imagem: glassmanufacturerchina

Independente da matéria-prima utilizada, a produção de espelhos deve seguir à norma ABNT NBR 14.696 - Espelhos de Prata. Os pontos que garantem a qualidade do espelho e que devem ser verificados durante a fabricação é a qualidade das bordas, as dimensões, se há algum defeito linear nas chapas e a avaliação dos resultados ópticos. Além desses tópicos, a quantidade de tinta e aderência da prata também define a qualidade de um espelho, porque devem apresentar dureza e resistência a produtos químicos.

Em relação a durabilidade de um espelho, depende do cuidado que o seu cliente tem, por isso lembre-o de não utilizar produtos ácidos ou alcalinos para a limpeza, como o amoníaco, presente em muitos produtos.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page