top of page

PUBLICIDADE

Norma técnica do vidro pode salvar vidas!


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Muitos leitores de nosso jornal questionam o uso de normas técnicas: Para que serve? Isso só irá nos atrapalhar o mercado! Que chatice! Olhe, isso não é brincadeira, há pouco tempo, no último dia (10) de janeiro, o menino Arthur Loiola Bydlowski de 5 anos, filho do jornalista esportivo Mendel Bydlowski, faleceu após cair da janela de um prédio no Guarujá, litoral de São Paulo. Conforme informado pela Polícia Civil, a criança estava brincando com o irmão mais novo, próxima a um vidro do apartamento, que já estava quebrado. Durante a brincadeira, o menino acabou forçando o vidro, que cedeu e ocasionou a quebra. Esse caso comprova a importância do uso das normas técnicas na Construção Civil.

A norma de vidros para a construção civil (NBR 7199), diz que é obrigatório o uso de vidros de segurança em instalações abaixo de 1,10m em relação ao piso, determinação que não foi seguida no caso do acidente. Em casos de fachadas, guarda-corpos e coberturas é indispensável o uso do vidro laminado, pois em casos de acidentes os fragmentos do vidro permanecem presos à película.

Sabemos que o vidro temperado, ele é classificado como vidro de segurança, além disso ele é comprovadamente cinco vezes mais resistente que o comum, por conta do seu processo de fabricação. A sua resistência é maior por causa da têmpera, a qual aquece e resfria o material rapidamente. Quando quebrado, o material estilhaça em pequenos pedaços sem pontas e lascas.

Ainda de acordo com a norma, outro vidro possível para utilização é o insulado, contanto que em sua composição haja tipos de vidro de segurança. Quando for em uma altura superior a 1,10 em relação ao piso, o vidro pode ser comum ou impresso, uma vez que a peça seja encaixilhada ou colocada em todo o perímetro.

São muitas opções, a importância da utilização do vidro certo é indiscutível, procurar informação sobre o que usar é fundamental, consulte seu fornecedor ou entidade de classe do seguimento, a anos a Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos) cria campanhas e disponibiliza informativos sobre o vidro certo a ser utilizado clique no link e tenha acesso a tabela em pdf com dicas sobre qual vidro ser utilizado.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page