Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro
A maior diferença entre as chapas de alumínio e as de bronze está na sua utilização e na funcionalidade de cada uma, porque cada uma possui características de cada matéria-prima. Para entender melhor as suas diferenças, é preciso conhecer separadamente cada uma delas.
Chapas de alumínio
As chapas de alumínio são feitas a partir de um processo chamado laminação, aonde ocorre uma transformação mecânica que pode ser feito a quente ou a frio. Existe uma divisão básica nas chapas de alumínio: as planas e as bobinadas. Entre esses dois modelos costumam variar o tamanho e a espessura, ou também o acabamento da superfície, veja:
- Existe o acabamento convencional que é chamado de Mill Finish.
- O acabamento padrão, conhecido também como raso ou Lavrado Stucco, o qual possui saliências nas duas faces da chapa. A sua aplicação é mais comum em congeladores, refrigeradores, carrocerias de veículos de grande porte, ar condicionado, entre outros.
- Existe também o modelo no qual as chapas apresentam um alto-relevo na face, om propriedades antiderrapantes e é chamado de Piso Lavrado. Sua aplicação é mais comum em ônibus, embarcações, rampas, entre outros.
- As chapas de alumínio também podem ser utilizadas para decoração, aonde recebem figuras, relevos diferenciados e impressões visuais.
Chapas de bronze
A maior utilização das chapas de bronze é em utensílios domésticos, além de ser também muito utilizada na composição de eletrodos de solda. Por serem maleáveis, as chapas de bronze também podem ser utilizadas em medalhas, obras de arte e peças artesanais.
Ao contrário do alumínio, o bronze é bastante utilizado nas embreagens, ainda mais por ser um material fácil de ser trabalhado. Por esse motivo, é bastante comum encontrar chapas de bronze em máquinas, aparelhos domésticos e outros equipamentos.
Diferenças entre as chapas de alumínio e as chapas de bronze
A diferença mais notável é no preço, pois as chapas de bronze são bem mais baratas em relação as placas de alumínio, e por esse motivo acabam assumindo um número maior de produtos de ferramentaria, principalmente parafusos e porcas. Por terem o preço mais elevado, as chapas de alumínio são normalmente empregadas em objetos mais nobres.
Entretanto, as chapas de alumínio possuem uma durabilidade maior em relação as placas de bronze e maior resistência mecânica, por isso é mais utilizada em ônibus, por exemplo, onde ocorre muita vibração e sobrecarga.