top of page

PUBLICIDADE

Você sabe qual é a diferença entre chapas de alumínio e bronze?


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

A maior diferença entre as chapas de alumínio e as de bronze está na sua utilização e na funcionalidade de cada uma, porque cada uma possui características de cada matéria-prima. Para entender melhor as suas diferenças, é preciso conhecer separadamente cada uma delas.

Chapas de alumínio

As chapas de alumínio são feitas a partir de um processo chamado laminação, aonde ocorre uma transformação mecânica que pode ser feito a quente ou a frio. Existe uma divisão básica nas chapas de alumínio: as planas e as bobinadas. Entre esses dois modelos costumam variar o tamanho e a espessura, ou também o acabamento da superfície, veja:

- Existe o acabamento convencional que é chamado de Mill Finish.

- O acabamento padrão, conhecido também como raso ou Lavrado Stucco, o qual possui saliências nas duas faces da chapa. A sua aplicação é mais comum em congeladores, refrigeradores, carrocerias de veículos de grande porte, ar condicionado, entre outros.

- Existe também o modelo no qual as chapas apresentam um alto-relevo na face, om propriedades antiderrapantes e é chamado de Piso Lavrado. Sua aplicação é mais comum em ônibus, embarcações, rampas, entre outros.

- As chapas de alumínio também podem ser utilizadas para decoração, aonde recebem figuras, relevos diferenciados e impressões visuais.

Chapas de bronze

A maior utilização das chapas de bronze é em utensílios domésticos, além de ser também muito utilizada na composição de eletrodos de solda. Por serem maleáveis, as chapas de bronze também podem ser utilizadas em medalhas, obras de arte e peças artesanais.

Ao contrário do alumínio, o bronze é bastante utilizado nas embreagens, ainda mais por ser um material fácil de ser trabalhado. Por esse motivo, é bastante comum encontrar chapas de bronze em máquinas, aparelhos domésticos e outros equipamentos.

Diferenças entre as chapas de alumínio e as chapas de bronze

A diferença mais notável é no preço, pois as chapas de bronze são bem mais baratas em relação as placas de alumínio, e por esse motivo acabam assumindo um número maior de produtos de ferramentaria, principalmente parafusos e porcas. Por terem o preço mais elevado, as chapas de alumínio são normalmente empregadas em objetos mais nobres.

Entretanto, as chapas de alumínio possuem uma durabilidade maior em relação as placas de bronze e maior resistência mecânica, por isso é mais utilizada em ônibus, por exemplo, onde ocorre muita vibração e sobrecarga.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page