top of page

PUBLICIDADE

Catedral na Califórnia tem título de maior prédio de vidro reflexivo do mundo


Imagem: gospelherald

Localizada em Garden Grove, na Califórnia, a Catedral de Cristal (Crystal Cathedral) é um templo cristão estadunidense que foi projetado pelo arquiteto Philip Johnson. Construído no ano de 1970 e concluído somente dez anos depois, o templo é considerado hoje o maior prédio de vidro reflexivo do mundo e possui capacidade de comportar cerca de 2.700 pessoas.

O templo, construído com a intenção de atender a população cristã protestante, foi fundado e dirigido pelo primeiro televangelista norte-americano conhecido mundialmente, Robert H. Schuller. Entretanto, em 2012 Schuller vendeu o templo por conta de dívidas, passando a igreja para as mãos da diocese católica local.

Com capacidade máxima de 2.700 pessoas, a catedral possui 12 andares, totalizando 10.000 painéis retangulares de vidro temperado, número que faz da sua imponência o maior prédio de vidro reflexivo do mundo. Além desse marco, o arquiteto Johnson teve que construir o prédio com um reforço ainda maior para suportar terremotos de magnitude 8,0. Essa estrutura reforçada consiste em uma intricado forma de renda de 16.000 treliças brancas nas quais as vidraças são colocadas, ao invés de parafusadas.

Imagem: Wikipedia

Apesar da sua magnitude em vidro, a igreja teve origens bastante humildes. No ano de 1955, a Igreja Comunitária de Garden Grove, como era chamada na época, foi realizada no local de um cinema drive-in, aonde o fundador da igreja liderava cultos semanais ao ar livre.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page