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Vidraceiro e serralheiro, você sabe como proteger a sua vidraçaria contra processos judiciais?


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Diariamente existem algumas ações que qualquer profissional, inclusive do setor alumínio-vidreiro, precisa tomar cuidado para não envolver o seu negócio em processos judiciais e hoje trouxemos algumas das situações mais comuns e que precisam ser levadas a sério. Confira quais cuidados você deve tomar para evitar custos desnecessários e que podem prejudicar a sua vidraçaria ou serralheria:

Legalize o seu negócio

A partir do momento em que abrir o seu negócio, é muito importante que ele esteja formalizado, seja como MEI (Microempreendedor Individual) ou qualquer outro regime tributário. Em relação ao custo para legalizar o seu negócio, podemos garantir que é bem menor do que com prejuízos futuros. Legalizar a sua vidraçaria ou serralheria também gera o CNPJ, mais conhecido como o CPF de empresas, e isso ainda irá facilitar muitos negócios e passar mais credibilidade aos clientes. Estar formalizado e com os impostos em dia é o primeiro passo para se prevenir contra processos judiciais.

Atenda corretamente as normas técnicas

As suas instalações também precisam seguir os critérios burocráticos, que são as normas da ABNT. Estar de acordo com o que é estabelecido por ela irá evitar problemas com fiscalizações, por exemplo, além de uniformizar o ambiente e a forma de serviço. Seguir à risca o que é estabelecido pela ABNT garantirá segurança e profissionalismo com o serviço prestado.

Tenha um contrato para cada serviço

Ter um contrato escrito e revisado junto ao cliente garante que o acordo entre as duas partes foi firmado legalmente, deixando claro a responsabilidade de ambos os lados. Entretanto, é mais importante ainda agir com responsabilidade, porque todas as obrigações e prazos estarão descritos e assinados, portanto, deverão ser cumpridos à risca.

Conceda as garantias

Para evitar problemas futuros, conheça bem o código do consumidor e se informe antecipadamente sobre todos as garantias que o seu cliente tem direito, ao fazer isso, estará garantindo que assumirá qualquer procedimento que aconteça. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, artigo 26, o consumidor tem direito de reclamar e solicitar reposição sem custos até 30 dias após a partir da data de entrega de serviço ou produto não durável e 90 dias para duráveis, caso em que o vidro se encaixa.

A vidraçaria ou serralheria deve dar uma garantia de três meses para a instalação e caso ocorra algum erro ou danos nos vidros ou ferragens, deverá realizar a manutenção ou refazer a obra sem cobrar o material gasto anteriormente.

Mesmo que o produto com falha não tenha sido fabricado pela vidraçaria, esta deverá se responsabilizar da mesma forma até conseguir o reembolso do fabricante.

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