top of page

PUBLICIDADE

Regulamentação da profissão de vidraceiro


Imagem: Jornal do Vidro

O projeto de norma ABNT NBR 16823 - Qualificação e certificação do vidraceiro - Perfil profissional, que teve início em 2016 entrou em consulta nacional na primeira semana de dezembro. A norma, que tem como objetivo determinar as competências mínimas de um vidraceiro e definir categorias em diferentes níveis e especialidades, passou durante esses três últimos anos por várias reuniões mensais a fim de discutir e desenvolver o texto, juntamente com vidraceiros, processadores, instrutores de cursos e outros profissionais do setor.

A normatização da profissão de vidraceiro foi promovida pela Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos) por meio do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) junto com o Comitê Brasileiro de Qualificação e Certificação de Pessoas (ABNT/CB-99). Após a consulta nacional e a aprovação legal da NBR 16823, serão definidos por meio dela os parâmetros e requisitos que irão qualificar os profissionais vidreiros, com o objetivo de que esses profissionais possam exercer seu trabalho com segurança e qualidade.

Como funciona a consulta nacional?

O processo de consulta nacional acontece após a elaboração do projeto de Norma com o assunto solicitado e, durante a consulta o projeto é submetido à apreciação da sociedade. Durante este período é possível que qualquer pessoa interessada se manifeste a fim de recomendar sugestões e fazer críticas ou objeções. Por esse motivo, é muito importante que você participe deixe a sua opinião.

A data final para a consulta nacional é dia 03/02/2020, para acessar e julgar a normatização, clique aqui.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page