top of page

PUBLICIDADE

Você conhece os tipos diferentes de alumínio?


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

O alumínio é um material muito utilizado no dia a dia de muitas pessoas, tanto na composição de ligas, placas e componentes, como na formação de discos, laminados, anéis e peças redondas para diversas finalidades industriais. Nem todos sabem, mas existem mais de um tipo de alumínio no mercado, e cada um deles tem uma finalidade e suas características próprias, que respeitam as condições e aplicabilidades do setor industrial e contribuem para a estrutura do produto final. Confira a baixo os tipos de alumínio disponíveis no mercado.

Alumínio ABNT 5052 F Naval

O alumínio ABNT 5052 F é um material muito reforçado, ainda mais que o modelo normal e, além de suportar desgastes é anticorrosivo. Ele também é resistente a fadiga superficial, tem alta durabilidade e suporta cargas elevadas. Sua utilização é perfeita para buchas, mancais engrenagens, coroas, anéis, pistão e guias deslizantes.

Alumínio ABNT 6061

O modelo ABNT 6061 se destaca pela ótima durabilidade, o que o torna uma excelente opção de investimento. Entretanto, para resistir a corrosão precisa ser lubrificado, mas ele suporta fadigas superficiais e desgastes, sendo perfeito para ser utilizado em mancais e coroas.

Alumínio ABNT 6063

O modelo 6063 tem como característica principal a sua excelente durabilidade, pois trata-se de um material bastante reforçado, desenvolvido para durar e suportar cargas elevadas. Sua principal utilização é em coroas e mancais em velocidade reduzida. Esse alumínio também é resistente à corrosão, contanto que seja lubrificado de forma correta.

Alumínio ABNT 6351

Este alumínio deve, obrigatoriamente, receber lubrificação, entretanto, comparado a qualquer outro tipo de alumínio no mercado, esse é o modelo que apresenta maior índice de durabilidade, suportando até mesmo cargas altíssimas, além de fadigas superficiais e desgastes. Sua aplicação é ideal para buchas, coroas, mancais, guias deslizantes, engrenagens, pistão e anéis.

Duralumínio 7075

Esse modelo de alumínio precisa ser muito bem lubrificado, a fim de garantir ótimas propriedades, entre elas a alta resistência a corrosão e alta durabilidade. O Duralumínio deve ser utilizado em coroas e mancais de velocidade reduzida.

Esses são os modelos de alumínios disponíveis atualmente no mercado que não são tão conhecidos como o modelo tradicional.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page