top of page

PUBLICIDADE

Você já conhece o vidro líquido?


Imagem: Unitednuclear

O vidro líquido, feito de sílica e potássio, é bastante utilizado na Indústria de Construção e em acabamentos. A sílica é usada principalmente na produção de vidros para janelas, portas, copos e garrafas de bebidas, além disso, a maioria das fibras ópticas de telecomunicação também são feitas a partir da sílica. Durante o processo de fabricação, a sílica e o potássio são dissolvidos em água e formam um fluído especial para impermeabilizar qualquer estrutura, ou seja, o vidro líquido.

Para que ele serve?

O vidro líquido é bastante conhecido por sua função impermeabilizante, mas ele também é usado em automóveis, madeira e artesanatos. Além do modelo comum, existe o vidro líquido nanoclean que tem em sua estrutura nanopartículas que penetram em outras superfícies.

O vidro líquido também oferece proteção contra óleo, umidade, sujeira, bactérias e proporciona uma resistência incomparável em materiais onde é aplicado.

O seu uso experimental começou na década de 80, mas a sua fabricação foi otimizada quando surgiram produtos inovadores no começo dos anos 2000. Hoje, o vidro líquido impermeabilizante com nanotecnologia é flexível e respirável, e a sua espessura equivale a100 nanômetros (500 vezes mais fino do que um fio de cabelo humano), além de ser invisível a olho nu.

Vidro líquido para o modelo temperado

Por ter a sua base de vidro cristalino, o vidro líquido proporciona várias vantagens a pisos, janelas, portas e boxes feitos de vidro temperado, confira:

- Reduz a tensão superficial das superfícies;

- Cria uma camada impermeável (fóbica) a água ou óleo, tornado impossível a penetração de qualquer outra substancia na superfície protegida;

- Garante mais flexibilidade a superfícies duras e macias, assegurando a proteção das propriedades originais, evitando qualquer alteração na aparência do móvel.

- Resiste a produtos químicos alcalinos e ácidos;

- Suporta alterações de temperaturas entre -30ºC e 300ºC.

Outro ponto que chama atenção sobre o vidro líquido é que não há colas dentro da estrutura matriz do revestimento. A camada de vidro adere a superfície por meio do efeito das Forças de Van Der Waals, ou seja, as forças quânticas atraem as moléculas para a camada de substrato que ela está cobrindo. O resultado da sua aplicação torna fácil a limpeza de qualquer superfície e fornece proteção antimicrobiana.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page