Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro
A CNI (Confederação Nacional da Industria) lançou no último dia (29) o documento NR 12, o qual apresenta comentários ao novo texto geral, a fim de apresentar de forma fácil e didática as mudanças contidas na Norma nº 12. A norma passou por um grande processo de revisão em 2019 com o objetivo de simplificar as obrigações sem reduzir os requisitos de segurança na operação de máquinas e outros equipamentos.
O objetivo do novo guia preparado pela CNI é que os gestores possam interpretar adequadamente e cumprir as exigências de segurança propostas. A Norma nº 12 apresenta referencias técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para proteger a saúde e integridade física dos profissionais e demonstra requisitos básicos para a prevenção de acidentes e doenças de trabalho.
A mudança principal na Norma é o fato de que ela não precisa mais especificar “como fazer” na adaptação de máquinas e equipamentos, ao invés disso, a regra da mais atenção para a avaliação do risco e passa a considerar soluções de engenharia que sejam eficazes em cumprir os elementos de segurança.
Para o uso da Norma nº12 é preciso interpreta-la juntamente com o restante das Normas Técnicas, pois ela aborda tanto os princípios relacionados a sistemas de segurança de máquina ou equipamentos, como também o arranjo físico e instalações, componentes pressurizados, manutenção, inspeção, preparação, ajuste, reparo, limpeza, sinalização, manuais, procedimentos de trabalho e segurança e capacitação. Para realizar o download na NR 12, clique aqui.