top of page

PUBLICIDADE

Dia Mundial da Normatização e a importância das Normas


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

No dia 14 de outubro, data fundada em 1970, celebra-se o Dia Mundial da Normatização entre os milhares de especialistas, os quais dedicam tempo e estudo para o desenvolvimento dessa importante técnica. Mas você sabe quais são os objetivos das Normas Técnicas? Confira:

Informar:

As normas proporcionam uma troca de informação entre os consumidores e os produtores afim de melhorar as relações de serviço;

Economia:

As normas reduzem os custos dos produtos e dos serviços, dando ao consumidor melhores condições de mercado;

Padronização:

As normas uniformizam os processos, deixando claro quais são as regras de cada tipo de procedimento, simplificando a realização dos serviços;

Extinção de barreiras comerciais:

As normas evitam a existência de legislação específica para cada país, o que facilita bastante o intercâmbio comercial. A normatização é muito importante para a regularização e para a importação de produtos, pois evita discordância de um país para outro.

Proteção:

As normas também proporcionam maiores condições de segurança e de saúde para o profissional e o cliente;

Qualidade:

Elas disponibilizam uma maior possibilidade ao público de conferir a qualidade dos serviços e dos produtos;

Como as normas do segmento vidreiro são desenvolvidas?

Primeiramente é formada uma comissão de estudo com as partes interessadas e, depois de um debate e de uma aprovação em consenso, a pauta é sujeitada a uma análise pela sociedade a partir de uma consulta pública. Todas as sugestões e contrariedades apresentadas durante esse processo são revistas e avaliadas pela comissão de estudo antes da aprovação do texto, que após essa etapa é publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável pela normatização técnica no Brasil. Para ter acesso a Norma Técnica basta acessar o site da ABNT.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page