top of page

PUBLICIDADE

“Vedação de vidro” conheça as melhores opções


Imagem: Hometips

A vedação é uma parte muito importante na hora da instalação de janelas, portas e fachadas de vidro, pois é responsável por impedir a passagem de água e poeira, além de garantir conforto acústico de ambiente. Entretanto, ainda é comum a dúvida sobre qual forma e material correto para esse procedimento, por isso trouxemos dicas essenciais que com certeza irão te ajudar, confira:

Cuidados necessários:

É importante verificar se as ferragens, vãos e esquadrias estão de acordo com as características e medidas certas para o vidro. Em caso de instalações de portas de vidro de grandes dimensões, é preciso que a vedação seja feita com dobradiças especiais que irão manter a porta firme.

A limpeza do vidro também é um tópico que precisa ser avaliado, pois toda a área de vedação precisa estar limpa e totalmente seca. Não podem ser usados materiais ácidos ou abrasivos para a limpeza pois podem danificar a vedação, são recomendados somente água, detergente neutro e pano.

A variação de temperatura possibilita que o vidro, as ferragens e os componentes se expandam e se movimentem, para evitar que isso comprometa a instalação do material, é importante estabelecer uma folga de no mínimo 5 mm entre o vidro e a vedação.

Vedação de silicone

O tipo de silicone ideal para a vedação depende de cada vidro, para o laminado quando aplicado com materiais como ferro, madeira ou PVC, a melhor opção é o silicone neutro. Para o vidro monolítico junto com o alumínio ou concreto, é ideal o silicone acético.

Vedação com escova

Quando usada a vedação de escova ou de fita vedadora, é recomendado aplica-la de forma contínua, tanto na parte móvel, como em portas de vidro, quanto na parte fixa do caixilho. A vedação em fita precisa ter, no mínimo, a densidade de 3P, que equivale o número de camadas de fios.

Vedação com borracha

Existem vários modelos de borrachas, mas as que são ideias para serem utilizadas em vedações são a de monômero etileno dieno propileno (EDPM) e a de silicone. É preciso ter cuidado na hora da instalação para que entre o vidro e a vedação tenha no mínimo 5mm de distância. Entretanto, no caso da vedação de borracha não se pode deixar espaço algum entre o vidro e o caixilho.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page