top of page

PUBLICIDADE

Você conhece os tipos de ventosas para vidro?


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

O transporte e o manuseio do vidro são passos que necessitam de muito cuidado, além de técnica e de equipamentos adequados. O método mais comum de manuseio é o a vácuo, que é feito por ventosas de sugação pelo contato com o vidro. Elas são bastante eficientes, no deslocamento vertical e horizontal e podem mover diferentes modelos e tamanhos de chapas de vidro.

As ventosas manuais mais comuns são as: simples, com um ponto de sucção, dupla, com dois pontos de sucção e tripla, com três pontos de sucção. Elas costumam suportar a partir de 20kg. Em casos de chapas muito pesadas, existe a opção de chapas automáticas que são disponíveis para equipamentos de movimentação e içamento do vidro. Alguns modelos podem suportar chapas com mais de uma tonelada, onde várias ventosas fazem a sucção ao mesmo tempo, pois existe ventosas com até 12 pontos fixadores.

Normalmente as ventosas costumam ser de alumínio ou plástico sólido e o ponto de sucção emborrachado. As chapas são liberadas da ventosa por meio de uma botoeira e a utilização inadequada desses equipamentos pode diminuir a vida útil da peça, por isso é muito importante seguir as recomendações dos fabricantes e não manter o equipamento na posição de sucção por muito tempo quando não está sendo usado.

A ventosa de vidro é fácil de manusear e garante a segurança durante a movimentação do vidro, que mesmo sendo resistente, também é frágil, podendo ser danificado durante o manuseio. Na hora de adquirir algum desses modelos, opte pelo produto feito com matéria-prima de grande qualidade e de marcas da sua confiança.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page