Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro
Você já imaginou poder mudar a opacidade e a transparência das divisórias de um ambiente? Ou de ter isolamento acústico assim que desejar? Pois essas são algumas das características que o vidro polarizado oferece. Esse vidro, apesar de ser uma tecnologia relativamente nova no Brasil, já é bastante procurado pelo setor da arquitetura, engenharia civil, entre outros.
No início da sua fabricação, aproximadamente em 1970, o vidro polarizado começou a ser utilizado em grandes corporações já nos anos 90. Porém, por ser uma tecnologia cara para a época, ele era muito limitado. Atualmente, muito mais acessível, o vidro polarizado já é utilizado em grandes empresas.
Como ele funciona?
Não é à toa que o vidro polarizado também é conhecido como vidro inteligente, pois alguns modelos podem até mesmo ser controlados por smartphones, podendo ser acionado de qualquer parte do mundo.
É possível encontra-lo em diversas espessuras de laminados, onde uma espécie de display de LCD ultrafino fica entre as duas placas do vidro. O display de LCD é composto por partículas suspensas em um cristal líquido que, quando provocados por uma corrente elétrica, mudam de posição e permitem a passagem de luz. Em sua forma normal possui um aspecto opaco, branco e ainda translúcido.
Ao receber uma corrente elétrica, o vidro polarizado reorganiza automaticamente as suas moléculas e volta a sua forma transparente. Quando removido das cargas elétricas, suas moléculas se espalham e o tornam opaco novamente, concedendo mais privacidade.
Essa tecnologia é ideal para ambientes internos, externos, residências, empresas, escritórios, fachadas, telas de proteção, box de banheiro, consultórios médicos, hotéis, etc. A aplicação desse vidro remete sempre a modernidade e elegância.
Benefícios
Além de permitir uma maior privacidade ao ambiente, o vidro polarizado pode oferecer outros benefícios que enriquecem ainda mais esse material, como a opção do vidro com isolamento acústico.
Ele oferece a possibilidade de ser usado internamente ou externamente, contanto que seja ligado a corrente elétrica. Fabricantes garantem que o vidro inteligente é resistente as alterações climáticas, possibilitando a exposição a chuva e sol.
O vidro inteligente atua muito bem em divisões de ambientes, com estilo e inovação. Além disso, ele também pode funcionar como uma tela de projeção de imagens quando estiver atuando desligado, ou seja, opaco. Devido ao cristal líquido presente entre as lâminas de vidro, as imagens ficam muito definidas, com maior qualidade na projeção. Essa característica oferece risco a existência de aparelhos televisores no futuro.
Quando instalado da maneira correta e por profissionais da área, o vidro polarizado terá uma menor deterioração e uma fácil manutenção.