top of page

PUBLICIDADE

Entenda como funciona o vidro fotovoltaico


Imagem: ArchiExpo

O processo de formação do vidro fotovoltaico, desenvolvido por espanhóis da Onyx Solar (empresa de energia solar), começa com a fabricação de pequenas lâminas feitas com silício (material semicondutor) que podem ser instaladas em vidros simples, laminados ou duplos, dando assim origem ao vidro fotovoltaico.

Esse vidro absorve a radiação do sol e converte essa energia em eletricidade e, cada painel de vidro pode alojar várias células ligadas entre si. A condução da energia elétrica de um painel para outro é feita a partir de fios que são instalados no interior dessa placa.

Benefícios

O vidro fotovoltaico absorve a radiação solar e a transforma em eletricidade e, a quantidade de energia solar que é capturada pelos vidros ou painéis pode chegar de 8% a 16%. A natureza é a mais beneficiada, visto que se trata de uma fonte limpa e renovável de energia.

Além de gerar energia, o vidro fotovoltaico pode ser instalado em janelas e fachadas, pois auxiliam a diminuir a absorção do calor interno, reduzindo a necessidade do uso de ar condicionado.

Ponto negativo

Infelizmente, o custo do vidro fotovoltaico no Brasil ainda é muito caro e pouco conhecido, diminuindo assim o seu poder de ação. Obras que utilizam dessa tecnologia encarecem 5 vezes mais do que se utilizasse somente o vidro laminado comum.

Aplicações

Essa tecnologia já está em uso por diversas partes do mundo como, por exemplo, no edifício mais alto da Singapura que possui a fachada feita com painéis de vidro fotovoltaico. No brasil é possível encontrar o vidro fotovoltaico no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Apesar do seu alto custo, investir nesse vidro sustentável auxiliaria em grande escala a redução de eletricidade movida a fontes não renováveis, como o petróleo.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page