top of page

PUBLICIDADE

“Segurança do vidraceiro” como evitar acidentes com ferramentas manuais

Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

As ferramentas são muito utilizadas pelos profissionais do vidro no dia-a-dia e, infelizmente, também é bastante recorrente os acidentes decorridos da má utilização das mesmas. Normalmente elas não são vistas como um ponto de perigo, já que dispensam a utilização de rede elétrica, mas mesmo assim ainda podem causar danos, principalmente nas mãos, como bolhas e cortes.

Não podemos negar que elas facilitam e muito o trabalho dos vidraceiros, mas é importante lembrar alguns cuidados que devem ser tomados:

EPIs

Os EPIs são os Equipamento de Proteção Individual essenciais para várias tarefas. Os mais importantes são: luvas de proteção, óculos e máscaras. Para trabalhos feitos em altura, é importante o uso de: cinto de proteção (paraquedista) e cinto porta ferramenta.

Ferramenta adequada

Jamais improvise uma ferramenta caso a ferramenta própria esteja faltando. Garanta que todas as ferramentas que serão utilizadas estão em boa condição para o uso, e não confeccione as próprias ferramentas. As ferramentas industrializadas são as corretas pois passam por controles rigorosos de qualidade.

Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Ferramenta danificada

Antes de usar a ferramenta, confira cuidadosamente se o aparelho está em perfeito estado ou se está danificado para evitar possíveis problemas. Caso perceba algum erro, substitua imediatamente por uma peça nova e em boa condição.

Transporte

Ao precisar transportar alguma ferramenta para um trabalho fora da vidraçaria, jamais utilize os bolsos para o transporte. A ferramenta, caso possua cortes ou pontas, pode machucar seriamente o profissional.

Ferramenta limpa

Sempre após o uso, limpe as ferramentas. Sempre conserve os cabos sem óleo, graxas, ou outros materiais que possam provocar o deslizamento da ferramenta.

Ferramentas isoladas

Quando for utilizar ferramentas em locais que conduzem energia, utilize as ferramentas próprias para esse trabalho.

São dicas simples mas que, com certeza, são importantes para a segurança do vidraceiro.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page