© 2019 Todos os Direitos reservados ao Jornal do Vidro. Produzido por Agência GUIAX

1/2

PUBLICIDADE

Você utiliza o vidro certo em cada aplicação?

                                                                                       Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

 

As Normas Técnicas elaboradas pela ABNT especificam cada vidro que deve ser utilizado em cada situação, pois isso garante mais segurança para a obra e para as pessoas em volta da aplicação.

 

Mesmo não se tratando de leis, as normas técnicas exigem reponsabilidade, pois caso aconteça algum acidente, o profissional responsável deverá responder conforme prescrito no artigo 39 do código do consumidor, onde diz que nenhuma empresa pode comercializar produtos que não estejam de acordo com a ABNT.

 

Trouxemos alguns tipos de aplicações e os seus vidros correspondentes, confira:

 

Aplicações propensas a impactos

 

O vidro deve ser aramado, temperado ou laminado em casos de portas, divisórias, janelas, vitrines e muros instalados abaixo de 1 metro e 10 centímetros. Em caso de quebra, o vidro comum pode gerar acidentes, pois se despedaça em fragmentos maiores e mais cortantes.

 

Caso o vidro seja fixado por ferragens ou autoportante, o certo é utilizar o vidro temperado ou laminado-temperado, pois possui uma maior resistência. O vidro laminado garante que os pedaços de vidro fiquem presos à película, diminuindo os riscos de acidentes.

 

Fachadas

 

Quando a altura for maior de que 1 metro e meio ou houver qualquer risco de queda, o vidro ideal a ser utilizado é o laminado ou o aramado. O vidro aramado, assim como o laminado, também é considerado um vidro de segurança, pois mantém os fragmentos presos à sua tela metálica que fica em seu interior.

 

Guarda-corpo

 

Os guarda-corpos são as famosas proteções de sacadas que protegem o corpo dos usuários. Nessa situação, o ideal é usar o vidro laminado ou o aramado, mas caso a fixação seja por meio de ferragens ou autoportante, o vidro ideal é o temperado laminado. Em casos especiais onde se usa fixação apenas na borda inferior, pode ser usado as películas estruturais.

 

Aplicações acima de 1,10 m

 

Em casos onde não há risco de altura e o vidro for encaixilhado, é permitido a utilização do vidro comum ou do impresso. Para as janelas projetantes e que possuem mais de 25 centímetros, o ideal é o vidro laminado. No caso de a peça de vidro ter mais de 64 centímetros, não é possível utilizar o vidro seja comum.

 

Aplicações na vertical

 

Para os casos onde os vidros são aplicados na vertical, é necessário que ele seja aramado ou laminado, e também é importante observar se não será preciso utilizar a têmpera, em virtude da aplicação autoportante.

 

Vidros especiais

 

Os vidros próximos a áreas com perigo de escorregar, como, por exemplo, box de banheiro, devem ser utilizados os vidros laminados ou temperados. Para uma maior segurança contra arrombamentos, o vidro deve ser laminado ou multilaminado.

 

Quando se trata de pisos, visores ou estruturas, o vidro ideal é o laminado, porém, para reduzir o peso e a espessura, pode-se também usar o temperado-laminado. E, quando a instalação for envidraçamento de sacadas, o vidro deve ser laminado ou temperado, contanto que as bordas sejam protegidas.

seção:

Please reload

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ECG..png
ECG..png

PUBLICIDADE

METTALLFLECK..png
METTALLFLECK..png

PUBLICIDADE

Sem título-2.png

PUBLICIDADE

BOLT INOX..png
BOLT INOX..png

PUBLICIDADE

KING..png

PUBLICIDADE

NETOCOLOR.jpg

PUBLICIDADE

ANTALUM..png

PUBLICIDADE

union.png

PUBLICIDADE

INOX PAR.png

PUBLICIDADE

ALIANCA ALUMINIOS[.png

Você também pode gostar de ler sobre:

Ascevi intermédia palestra na I Semana das Engenharias em Palhoça SC para 60 estudantes de Arquitetu...

12/09/2017

Empresas italianas mostram novidades da indústria vidreira durante a Glass South America

08/06/2016

Saiba por que você não pode perder a GLASS SOUTH AMERICA

03/06/2016

USP São Carlos desenvolve vidro que muda de cor e pode camuflar objetos

01/06/2016

Níveis de blindagem automotiva

25/05/2016

Governo sinaliza irregularidade em exportações de vidros automotivos

13/05/2016

Vidro Serigrafado: Instrumento elementar ou primordial?

11/05/2016

Você conhece o Vidro Low-e?

12/02/2016

1/1
Please reload