top of page

PUBLICIDADE

Você utiliza o vidro certo em cada aplicação?


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

As Normas Técnicas elaboradas pela ABNT especificam cada vidro que deve ser utilizado em cada situação, pois isso garante mais segurança para a obra e para as pessoas em volta da aplicação.

Mesmo não se tratando de leis, as normas técnicas exigem reponsabilidade, pois caso aconteça algum acidente, o profissional responsável deverá responder conforme prescrito no artigo 39 do código do consumidor, onde diz que nenhuma empresa pode comercializar produtos que não estejam de acordo com a ABNT.

Trouxemos alguns tipos de aplicações e os seus vidros correspondentes, confira:

Aplicações propensas a impactos

O vidro deve ser aramado, temperado ou laminado em casos de portas, divisórias, janelas, vitrines e muros instalados abaixo de 1 metro e 10 centímetros. Em caso de quebra, o vidro comum pode gerar acidentes, pois se despedaça em fragmentos maiores e mais cortantes.

Caso o vidro seja fixado por ferragens ou autoportante, o certo é utilizar o vidro temperado ou laminado-temperado, pois possui uma maior resistência. O vidro laminado garante que os pedaços de vidro fiquem presos à película, diminuindo os riscos de acidentes.

Fachadas

Quando a altura for maior de que 1 metro e meio ou houver qualquer risco de queda, o vidro ideal a ser utilizado é o laminado ou o aramado. O vidro aramado, assim como o laminado, também é considerado um vidro de segurança, pois mantém os fragmentos presos à sua tela metálica que fica em seu interior.

Guarda-corpo

Os guarda-corpos são as famosas proteções de sacadas que protegem o corpo dos usuários. Nessa situação, o ideal é usar o vidro laminado ou o aramado, mas caso a fixação seja por meio de ferragens ou autoportante, o vidro ideal é o temperado laminado. Em casos especiais onde se usa fixação apenas na borda inferior, pode ser usado as películas estruturais.

Aplicações acima de 1,10 m

Em casos onde não há risco de altura e o vidro for encaixilhado, é permitido a utilização do vidro comum ou do impresso. Para as janelas projetantes e que possuem mais de 25 centímetros, o ideal é o vidro laminado. No caso de a peça de vidro ter mais de 64 centímetros, não é possível utilizar o vidro seja comum.

Aplicações na vertical

Para os casos onde os vidros são aplicados na vertical, é necessário que ele seja aramado ou laminado, e também é importante observar se não será preciso utilizar a têmpera, em virtude da aplicação autoportante.

Vidros especiais

Os vidros próximos a áreas com perigo de escorregar, como, por exemplo, box de banheiro, devem ser utilizados os vidros laminados ou temperados. Para uma maior segurança contra arrombamentos, o vidro deve ser laminado ou multilaminado.

Quando se trata de pisos, visores ou estruturas, o vidro ideal é o laminado, porém, para reduzir o peso e a espessura, pode-se também usar o temperado-laminado. E, quando a instalação for envidraçamento de sacadas, o vidro deve ser laminado ou temperado, contanto que as bordas sejam protegidas.

Tags:

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page