top of page

PUBLICIDADE

"Normas técnicas" o porque investir nelas


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

A norma técnica, regulamentada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), se trata de um documento que informa sobre os requisitos de segurança e desempenho para materiais e processos. As normas para a construção civil e para a área vidreira são disponibilizadas por esse órgão, como, por exemplo, a NBR 7199 - Vidros na Construção Civil, 14.207 - Box de Banheiro, 16.259 - Envidraçamento de Sacada e 14.718 - Guarda-corpo, entre muitas outras.

Para realizar obras dentro dos requisitos propostos pelas normas exige um investimento maior, além dos custos para adquirir as normas técnicas. Então, vale a pena, financeiramente falando, investir para trabalhar de acordo com as normas técnicas para vidraceiros? Por não se tratar de leis, muitos vidraceiros não se preocupam em investir nas normas, mas trouxemos algumas razões importantes que faz a situação ser obrigatória:

Prevenção de riscos

As normas técnicas estabelecem requisitos mínimos de segurança e desempenho que são avaliados rigorosamente por especialistas, portanto, são prontamente confiáveis. Quando essas orientações não são seguidas pelos profissionais da área vidreira, ele está assumindo todos os riscos que possa vir a acontecer com ele ou com a obra, como a quebra de um box ou cortes causados por alguma queda, pois quando um vidraceiro realiza uma instalação, ele automaticamente se responsabiliza por ela.

Em casos mais grave, terá que responder judicialmente com indenizações e processos por homicídio pelos danos que podem até ser considerados dolosos, com a intenção de matar, a partir do momento que o trabalho foi realizado sem cumprir as normas técnicas de segurança propostas pela ABNT. Sendo assim, o barato pode acabar saindo caro.

Proteção judiciária

Mesmo seguindo todos as normas estabelecidas, ainda há o risco de acontecer algum acidente. Os usuários também podem deixar de realizar as manutenções necessárias ou utilizar a instalação de forma incorreta. São vários motivos de acidentes que podem acontecer e recair sobre o vidraceiro, entretanto, se tiver feito o uso de produtos testados, com a qualidade adequada, e seguido todos os requisitos especificados pelas normas, poderá recorrer à justiça para provar sua inocência.

Esse é outro motivo pelo qual vale a pena investir para exercer o trabalho dentro das normas técnicas para vidraceiros.

Credibilidade

Mesmo quando orientados por um profissional, muitos clientes insistem em ignorar os conselhos dados sobre qual o melhor vidro a ser usado no projeto ou sobre outro material, deixando de lado a qualidade e a segurança para economizar, adquirindo um produto mais barato e que não terá a mesma qualidade que o indicado pelo profissional. Nesse caso, é importante que o vidreiro não ceda as oposições do cliente, pois a sua fiabilidade será colocada em questão e o mesmo terá que assumir os possíveis riscos.

Um bom profissional que se importa com a qualidade do seu trabalho irá se preocupar com a sua credibilidade e verá um retorno dos seus clientes satisfeitos, pois confiarão no seu trabalho para outras ocasiões e também o indicarão para outras pessoas. Sobre a questão financeira, depois de um tempo seguindo as normas, será fácil recuperar o dinheiro investido.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page