top of page

PUBLICIDADE

A importância de medir os vidros e como fazer da maneira correta


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

Uma das etapas mais importantes da obra é utilizar o vidro correto e do tamanho certo para cada situação, assim como uma receita necessita dos ingredientes na medida certa para ficar boa. Problemas como flambagem ou distorção ótica do vidro podem ser evitados quando o cálculo é feito corretamente.

Como medir a espessura do vidro?

Para medir a espessura do vidro é preciso lidar com a pressão do vento. A forma correta e as explicações de como fazer esse procedimento estão contidos nas Normas NBR7199 - Projeto, execução e aplicação de vidro na Construção Civil e NBR 6123 - Forças devidas ao vento em edificações.

Como medir o peso do vidro?

A forma correta de medir o peso do vidro se dá pela seguinte equação: largura X altura X quilos da espessura = peso do vidro. (A cada 1 mm de espessura de m², tem-se 2,5 Kg).

E como fazer quando for piso de vidro?

Quando se trata dos pisos de vidro, o cálculo da espessura é feito a partir da área que será trafegada. O cálculo dependerá do tamanho e quantidade de lados apoiados da peça e, de acordo com a NBR 7199, a área de apoio deve ser de 1,5 vezes a espessura do vidro.

No caso dessa aplicação, é obrigatório que se faça o uso do vidro laminado pois, muitas vezes, o vidro temperado-laminado acaba sendo utilizado para reduzir a espessura final do conjunto. Confira como o cálculo deve ser realizado:

5000 Pa (Pascal) - Apenas em casos de circulação de pessoas (se houver mobília, acrescentar 2000 Newton de carga concentrada);

6000 Pa + 2000 N - Alta concentração de pessoas, normalmente áreas públicas;

5000 Pa + 8000 N - Circulação de veículos.

Essa com certeza é uma das etapas mais complicadas da aplicação de um vidro, mas sem ela o trabalho não é feito da forma ideal.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page