top of page

PUBLICIDADE

Cientistas descobrem na natureza novo tipo de vidro


Imagem: Departamento de Arte Jornal do Vidro

A descoberta foi feita por um engenheiro mecânico da Universidade McGill, em Montreal, chamado François Barthelat junto de seus colegas. Segundo a pesquisa feita por eles, o novo vidro teria a transparência e a durabilidade necessária para várias aplicações.

O vidro desenvolvido pelos pesquisadores é feito a partir de uma substância dura e rica em calcário chamada madrepérola ou nácar que já é usada atualmente em bijuterias.

Barthelat e seus colegas estudaram e pesquisaram durante 15 anos sobre a estrutura da madrepérola e descobriram que se trata de um material opalescente (com tonalidade leitosa) e resistente a grandes impactos. Quando dentro do mar, essa pedra auxilia a proteger os corpos moles dos moluscos dos grandes predadores. "Os animais tomam ingredientes relativamente fracos - um mineral frágil, proteínas moles - e os transformam em uma armadura dura, mas extremamente resistente", disse Barthelat.

Os pesquisadores descobriram que o vidro parecido com a nácar era até duas ou três vezes mais resistente a impactos do que o vidro temperado ou laminado e 15 a 24 vezes mais resistente que o vidro comum. Entretanto, era minimamente menos transparente que um vidro laminado comum. "O método de fabricação que desenvolvemos é relativamente fácil e escalável - pode-se fazer volumes industriais deste material com muita facilidade e a um custo razoável", disse Barthelat. Quando estiver pronto e disponível para uso, será possível utilizá-lo até mesmo em automóveis e edifícios.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page