Imagem: Arquivo Jornal do Vidro
Dentro do mercado alumínio vidreiro é comum, em épocas de crises, funcionários serem demitidos e muitas vezes saírem prejudicados por algum motivo que fez a empresa entrar em crise. O Jornal do Vidro trouxe nessa matéria algumas dicas importantes que ajudarão a lidar com esse momento tão delicado que sua empresa pode passar. Ressaltamos que cada empresa tem suas características e algumas dicas terão que ser adaptadas para cada situação, confira:
1. Aposte na capacidade dos seus funcionários
Identifique aqueles que gostam de tentar coisas novas, que aprendem fácil e que aceitam desafios, são pontuais e pró-ativos. Funcionários com esse perfil podem auxiliar na hora de levantar a sua vidraçaria ou serralheria caso ela passe por alguma crise;
2. Seja associado de outras empresas
Essa dica é muita valiosa pois, em uma situação extrema, pode ser a única solução. Faça parceria com distribuidores, fornecedores ou até mesmo uma empresa de outro ramo, em momentos complicados irão ajudar bastante;
3. Não esconda o problema dos funcionários
Converse e seja sincero sobre tudo que está se passando com a vidraçaria ou serralheria, dependendo da situação, pode até resultar numa nova ideia de solução. Quando se divide o problema em mais pessoas, são mais cabeças para pensar numa resolução para a situação;
4. Organize a equipe
Verifique as atividades que cada um exerce, distribua mais funções e ocupe o tempo disponível que possa existir durante o período de trabalho para poder realizar mais atividades, além disso, reavalie as funções que, por algum motivo, não estão dando tanto resultado;
5. Aumente horizontes
Se for preciso, expanda a sua atuação no mercado começando a trabalhar com outros ramos. Aumente também o seu público final distribuindo seu trabalho em outras áreas de atuação.
6. Reduza gastos
Identifique aqueles gastos desnecessários que podem ter na sua vidraçaria ou serralheria e elimine-os. Compare preços com diferentes fornecedores e compre só o que for realmente preciso. As vezes um pequeno corte em algo que não tem utilidade pode fazer uma grande diferença;
7. Invista em divulgação
Muitas vezes as empresas diminuem o investimento em divulgação e marketing, mas o ideal é fazer exatamente o contrário: divulgue o seu trabalho o máximo que conseguir para que mais pessoas possam conhecer a sua vidraçaria ou serralheria e procurar pelos seus serviços. Panfletos, cartão de visita, banners... tudo é válido para ajudar na divulgação.
Toda vidraçaria ou serralheria, em algum momento, já passou ou está passando, por uma crise ou por algum problema que prejudicou financeiramente a empresa, mas esperamos que essas dicas possam auxiliar o seu negócio a sair dessa crise.