top of page

PUBLICIDADE

Vidraceiros e Serralheiros, você sabe dizer o que significa PBQP-H?


Imagem: Arquivo Jornal do Vidro

Você sabe o que é o PBQP-H? Ele é o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat criado pelo Governo Federal para organizar a construção civil em torno de algumas melhorias na qualidade de habitações, contribuindo com a ampliação de acesso a moradias populares.

O objetivo desse programa é requalificar a mão de obra, tendo como principal viés a normatização técnica, além da circulação de informações ao consumidor e assessores envolvidos em construção, englobando toda a cadeia da construção, desde de o concreto armado até o acabamento em vidro, alumínio, entre outros.

O PBQP-H procura estimular um ambiente com mais tecnologia e de gestão para todos os setores envolvidos. Outros importantes princípios são a atuação integrada do poder público, a parceria entre agentes públicos e privados e a participação da sociedade civil.

Confira os principais grupos agentes do PBQP-H e como sua instituição pode participar do programa se encaixando em um desses perfis:

Setores da construção civil: fabricantes de materiais e componentes (vidro, alumínio, madeira, etc) atuando por meio de um Programa Setorial de Qualidade (PSQ), que é elaborado, operacionalizado e acompanhado numa parceria entre setor público e privado; empresas de serviços e obras, por meio da participação no SiQ/SiAC - Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras/Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras, além do Acordo Setorial, em que são definidos os prazos e metas para a qualificação das empresas em cada unidade da Federação;

Instituições: agentes financiadores e de fomento, pela participação em projetos que busquem utilizar o poder de compra como indutor da melhoria da qualidade e aumento da produtividade do setor da construção civil. Incluem-se aqui os agentes de fiscalização e de direito econômico, pela promoção da isonomia competitiva do setor, por meio de ações de combate à produção que não obedeça às normas técnicas existentes, e de estímulo à ampla divulgação e respeito ao Código de Defesa do Consumidor;

Para os consumidores: exercendo seu direito de cidadania ao exigir qualidade dos produtos e serviços do setor da construção civil, e utilizando seu poder de compra ao dar preferência às empresas que tenham compromisso com os sistemas de qualidade do PBQP-Habitat.

Você se interessou e quer saber mais como funciona e como fazer parte disso? Informações: (61) 2108-1794.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page