top of page

PUBLICIDADE

“Madeira transparente” confira essa nova invenção que pode substituir o vidro


Imagem: Arquivo site Super Abril

A invenção é de um cientista sueco e foi desenvolvido pelo Real Instituto de Tecnologia, KTH (Kungliga Tekniska Högskolan). Essa nova tecnologia poderá substituir o vidro em aplicações de janelas e fachadas, com o objetivo de reduzir o custo da produção de painéis solares.

O processo da fabricação dessa madeira se resume na remoção da lignina, molécula que estrutura a parede celular das células da madeira e também absorve a luz, resultando numa madeira transparente. Após isso, os pesquisadores acrescentaram acrílico a mistura, a fim de reduzir a dispersão da luz, tudo isso em 2016. Para procurar aprimorar ainda mais essa novidade, foi adicionado recentemente o PEG, uma substância que agregou ótimas características térmicas ao composto.

Graças a essa substância, o processo térmico do novo é altamente desenvolvido, pois quando está ensolarado a janela armazena o calor, tornando o ambiente interno mais fresco, já quando está frio, o calor armazenado no “vidro” é liberado para dentro do ambiente, garantindo que a temperatura do ambiente esteja sempre agradável.

Essa madeira contém acrílico, portanto não pode ser considerada biodegradável, mas pesquisadores acreditam que esse material possa ser substituído por outro que seja natural, o que tornaria o ecológico. O próximo passo do estudo é achar uma maneira de desenvolver esse material em escala industrial, o que está estimado para acontecer daqui 5 anos.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page