Imagem: Glass Magazine
Atualmente, não são mais necessárias várias peças de vidro para uma obra, pois vidros de grandes dimensões, com cerca de até 6 m (conhecidos como jumbo), já constituem a estrutura de vários projetos conhecidos. Não conhecer os cuidados especiais para o manuseio dessas peças pode levar o vidraceiro a perder grandes negócios. Não deixe de seguir essas dicas:
Esteja atento ao seu estoque
Sempre antes da instalação deixe as peças acomodadas cuidadosamente num lugar amplo. É importante que a área seja isolada, com pouca transição de pessoas, e que as portas estejam sempre fechadas para evitar que o vento desloque o vidro do cavalete ou, no manuseio do balancim.
Cuidado com o peso das peças
O transporte requer bastante dificuldade, por isso, vidros grandes não podem ser deslocados manualmente. Use máquinas como guindastes, empilhadeiras ou mucks na hora do descarregamento ou na instalação.
Priorize a segurança no trabalho
Tenha certeza que os profissionais envolvidos na instalação estejam adequadamente trajados com a vestimenta de segurança, como capacete, luvas, botas e óculos de segurança.
Ferragens certas para projetos especiais
Deve-se estar atento as medidas das ferragens e das juntas para cada projeto, avaliando as dimensões e o peso do vidro e das cargas adicionais.
Fique atento com os números
O cálculo da junta para a colagem do vidro deve estar de acordo com a norma NBR 15737. A espessura da junta deve permitir a absorção das transformações causadas pelo movimento natural entre o vidro e o perfil. Além de tudo, são consideradas a localização da obra, espessuras e tipos de vidro, a pressão do vento, a altura da edificação e as dimensões.