top of page

PUBLICIDADE

"Fábrica de vidro, transformadora" você sabe a diferença?


Imagem: Dep. Arte Jornal do Vidro

No mundo do vidro, muitas pessoas não sabem diferenciar uma transformadora de uma fábrica, por isso trouxemos algumas explicações sobre a diferença entre elas e um pouco do processo realizado em cada uma.

Fábrica de vidro

Na fábrica, o vidro comum é produzido a partir das matérias-primas principais: 70% de areia, 14% de cálcio, 14% de sódio e outros 2% de componentes químicos. Todos esses componentes passam por um processo de fabricação chamado de resfriamento/fusão.

Durante o processo esses componentes são misturados em temperaturas bastante elevadas, o que os faz derreter. Logo após, são moldados no formato desejado e, por último, são resfriados.

Transformadora de vidro

O trabalho das transformadoras é agregar algum benefício ao vidro comum que vem da fábrica, como deixá-lo mais seguro, torná-lo acústico ou/e térmico. Por isso é chamada de transformadora, pois utiliza o vidro comum pronto para transformá-lo em outro modelo de vidro. Cada tipo de vidro passa por um processo diferente.

O vidro temperado, por exemplo, passa por um processo chamado têmpera, no qual ele sofre uma grande mudança de temperatura, apertando as faces externas e expandindo a parte interna, o que torna a peça muito mais resistente.

Já o processo de transformação do vidro insulado, conhecido também como vidro duplo, consiste na união de duas ou mais peças coladas a um perfil de alumínio. O conjunto é selado para não haver trocas gasosas e garantir a estabilidade da peça. Para impedir o embaçamento da peça, há um hidrossecante no interior do perfil de alumínio, que garante a inexistência de vapor d’água.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page