top of page

PUBLICIDADE

Tudo sobre vidro laminado, para não ter mais dúvidas

O que é o vidro laminado?

Imagem: Arquivo Jornal do Vidro

É um vidro de segurança que consiste em uma ou mais lâminas de vidro intercaladas, normalmente, com uma película de Polivinil Butiral (PVB) ou, uma substância plástica aprovada como, por exemplo o Etil Vinil Acatato (EVA). Essa película é o que garante a segurança do vidro pois, caso ocorra a quebra, os cacos ficam retidos à película intermediária.

A fabricação desse vidro começa em um ambiente bem vedado, com a umidade e a temperatura controladas, no qual é deixado a substância PVB agir até atingir a umidade estabelecida pelo fabricante. Caso fique fora do limite ideal, o laminado poderá conter uma série de danos, como a pouca ou excessiva aderência, comprometendo sua segurança.

Passo a passo da produção do vidro laminado

1. As placas de vidros são cortadas, lavadas e secas. Logo após, são montadas em uma sala reservada com a substância plástica Butiral;

2. Ocorre o transporte das placas para uma estufa que irá proporcionar a aderência do vidro com a substância plástica;

3. Uma pré-remoção do ar é feita por uma calanga que comprime o laminado, retirando parte do ar que ficou entre as duas chapas de vidro;

4. O vidro é enviado para uma autoclave, em que é submetido a um ciclo que atinge 10 a 15 atmosferas de pressão, a mais de 100oC;

5. Por último, as lâminas de vidro e Butiral são fortemente unidas, completando o laminado.

Aplicações do vidro laminado

Os laminados simples – Esse tipo de vidro é normalmente encontrado em automóveis, fachadas, vitrines, entre outros. São adequados para locais onde se queira diminuir o risco de queda de objetos. Os coloridos ou termoreflectores são utilizados para reduzir a incidência térmica.

Os laminados múltiplos – São recomendados para locais com maior exigência de segurança como carros blindados, aeroportos e instalações hidráulicas.

Os laminados curvos – Os vidros curvos são laminados depois de recozidos, unidos por intercalcário plástico, tornando-os mais seguros. Podem ser utilizados em portas de bancos, lojas de autocarros e coberturas.

Você também pode gostar de ler sobre:

bottom of page